Acontece na próxima quinta, dia 02/06, às 20h, na SALADEARTE CINEMA DO MUSEU a Sessão de abertura do In-Edit Brasil 2011 – 3o. Festival Internacional do Documentário Musical, com a exibição do filme “Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano”, de Henrique Dantas.
O filme, que foi o grande vencedor da edição nacional do In Edit Brasil 2011 realizada em São Paulo nos meses de abril e maio, mostra a influência do músico João Gilberto na obra e vida dos integrantes da banda Novos Baianos.
A sessão será apresentada pelo diretor Henrique Dantas, que recebe o prêmio do Festival. Após a sessão, haverá um pocket-show com Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, celebrando o início do festival em Salvador.
Com patrocínio da Petrobras, o festival IN-EDIT Brasil Salvador acontece de 02 a 06 de junho, na Saladearte Cinema do Museu.
Serviço:
SESSÃO DE ABERTURA – IN-EDIT BRASIL: SALVADOR
Quando: 02/06, às 20h
Onde: SALADEARTE CINEMA DO MUSEU
Av. Sete de Setembro, 2.195. Museu Geológico.
(71) 3338 2241
Capacidade: 125 lugares.
Ingressos: R$ 12
Exibição do filme:
FILHOS DE JOÃO – O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO
(Henrique Dantas, Brasil, 2009, 75´)
Horas e horas de música com pausas para históricas peladas. Assim viviam os Novos Baianos no Cantinho do Vovô, a comunidade onde moravam em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, durante os anos de chumbo. Nessa época, os jovens músicos já conheciam João Gilberto e, aconselhados por ele, começavam a tocar sambas de compositores como Assis Valente e os mestres do choro, mas sem esquecer suas referências roqueiras. Este documentário traz à tona essa amizade, o carinho recíproco e a admiração do compositor baiano pelo grupo e seu modo de vida. Conta a história desta convivência, que ajudou a redirecionar e definir a identidade musical da banda e abrir os horizontes musicais no Brasil.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA :
02.06 / QUINTA
20h: SESSÃO DE ABERTURA
FILHOS DE JOÃO – O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO
(Henrique Dantas, Brasil, 2009, 75´)
Horas e horas de música com pausas para históricas peladas. Assim viviam os Novos Baianos no Cantinho do Vovô, a comunidade onde moravam em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, durante os anos de chumbo. Nessa época, os jovens músicos já conheciam João Gilberto e, aconselhados por ele, começavam a tocar sambas de compositores como Assis Valente e os mestres do choro, mas sem esquecer suas referências roqueiras. Este documentário traz à tona essa amizade, o carinho recíproco e a admiração do compositor baiano pelo grupo e seu modo de vida. Conta a história desta convivência, que ajudou a redirecionar e definir a identidade musical da banda e abrir os horizontes musicais no Brasil.
O filme foi o grande vencedor da edição nacional do In Edit Brasil 2011, realizada em São Paulo no mês de maio.
A sessão será apresentada pelo diretor Henrique Dantas, que recebe o prêmio do Festival.
Após a sessão, haverá um pocket-show com Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão.
03.06 / SEXTA
15h GUIDABLE - A VERDADEIRA HISTÓRIA DO RATOS DE PORÃO
(Fernando Rick e Marcelo Appezzato, Brasil, 2009, 121')
Os Ratos de Porão são, sem dúvida, uma das bandas mais importantes do cenário hardcore mundial. Nascida em São Paulo no começo dos anos 80, os Ratos são hoje uma referência para quem gosta do som e até para quem não gosta. Neste documentário, conhecemos a história sem censura do grupo: quase três décadas de drogas, loucuras e muito barulho, contadas pelas pessoas que fazem parte dessa instituição do rock pesado. Um dos destaques do In Edit Brasil 2009, resgatado para esta edição do festival.
17h LA COLIFATA
(Carlos Larrondo, Espanha-Argentina, 2008, 94')
No hospital neuropsiquiátrico José Tibúrcio Borda, em Buenos Aires, funciona desde 1991 a Rádio Colifata. Uma emissora feita integralmente pelos internos, que serve como parte de seu tratamento. Gravando e emitindo do jardim do hospital há 20 anos, o projeto ganhou fama internacional. Inicialmente, quando viajaram com Manu Chao para lançar um disco que teria suas vendas revertidas para a emissora e, recentemente, participando do novo filme de Francis Ford Coppola, Tetro.
19h WHO KILLED NANCY?
(Alan G. Parker, Reino Unido, 2009, 93’)
Você já deve ter ouvido várias vezes a história de que Sid Vicious matou sua namorada Nancy Spungen. Verdade ou mentira? Este documentário analisa todas as versões e mostra os detalhes de um dos casos mais emblemáticos da história do Punk. Baseando-se em uma linha do tempo, o filme contrasta o depoimento de quem estava no Hotel Chelsea naqueles dias e a determinação da polícia em acabar logo com o caso de um pop star entregue à droga.
21h UPSIDE DOWN: THE STORY OF CREATION RECORDS
(Danny O´Connor, Irlanda, 2010, 101´)
Imagine-se abrindo uma gravadora e revolucionando a música de seu país e do mundo. Foi o que fez Alan McGee quando montou a Creation Records. O selo que descobriu bandas tão influentes como Oasis, My Bloody Valentine, The Jesus and Mary Chain, Primal Scream, Super Furry Animals, Teenage Fanclub, entre tantas outras. Uma história de sexo, drogas, Rock'n'Roll, fama, fortuna, falência, egos, volta por cima e muito bate-boca. Imperdível.
04.06 / SÁBADO
15h JOHNNY MERCER; THE DREAM´S ON ME
(Bruce Ricker, Anthony Wall, Reino Unido, 2010, 100’)
Johnny Mercer escreveu seu nome em maiúsculas na história da música. Compôs "Moon River", "Laura", "One more for the road", "Day in, day out" entre tantos outros hits. Foi parceiro de Fred Astaire, Jack Teagarden, Louis Armstrong, Nat King Cole, Peggy Lee. Viu como Toni Bennet, Billy Holiday, Frank Sinatra, Ella Fritzgerald gravavam suas canções. Recebeu 19 indicações ao Oscar e ganhou 4. Foi cofundador da Capitol Records. Um documentário à altura do personagem, produzido por ninguém menos que Clint Eastwood.
17h THE EXTRAORDINARY ORDINARY LIFE OF JOSÉ GONZALEZ
(Mikel Cee Karlsson, Fredrik Egerstrand, Suécia, 2010, 75’)
José Gonzalez é um músico sueco de pais argentinos e que leva uma vida muito tranquila. Neste filme, que acompanha suas atuações em vários países, vemos um personagem pouco comum no mundo da música. Sem agitações, sem o assédio dos fãs, sem drogas, sem limousines, José González nos brinda com conversas interessantes, atuações musicais emotivas e uma simplicidade surpreendente. Nem parece a vida de um dos nomes mais aclamados do indie pop do momento.
19h NAS PAREDES DA PEDRA ENCANTADA
(Cristiano Bastos e Leonardo Bomfim, Brasil, 2011, 110´)
Neste esperado documentário, acompanhamos a história e as lendas que envolvem o lendário disco “Paêbiru”, de Lula Côrtes e Zé Ramalho, um dos álbuns mais raros (e mais caros) do mercado de vinis. Aborda também a passagem de Sumé pela Terra, divindade da mitologia indígena brasileira e que revelou grandes ensinamentos aos nossos índios. Grande sucesso de público na edição paulistana do festival.
21h SESSÃO DUPLA
THE LAST POETS: MADE IN AMERIKKKA
(Claude Santiago, França/EUA, 2008, 52’)
Seria um engano contar a história do rap sem mencionar The Last Poets. Considerados a primeira experiência do gênero por gente que sabe do assunto, como Chuck D, a banda revolucionou mentes e ouvidos gerando um amplo debate. Sem ser jazz, sem ser poesia, sem ser rap e sem discurso político, mas sendo tudo isso ao mesmo tempo, a banda lutou, revirou as consciências negras alienadas e chamou a atenção de toda a sociedade norte-americana. Made in Amerikkka reúne o grupo e faz um balanço crítico do que foi a banda e seu legado.
SOUL TRAIN: THE HIPPEST TRIP IN AMERICA
(J. Kevin Swain, Amy Goldberg, EUA, 2009, 65’)
Se existe um programa de televisão que realmente mudou os parâmetros de comportamento nos Estados Unidos foi Soul Train. Concebido por Don Cornelius como um espaço de expressão da cultura afro-americana, feito para difundir sua música, sua dança e seu jeito de ser, o programa revelou ao país e ao mundo nomes tão importantes como Jackson 5, Marvin Gaye, Bill Whiters, Sugarhill Gang, entre muitos outros. Um filme fundamental para se entender a história da música negra americana em todas as suas vertentes e o surgimento e afirmação da cultura black.
23h LENNONYC [ sessão extra ]
(Michael Epstein, EUA, 2010, 115’)
A história de amor entre John Lennon e a cidade de Nova York. Com o fim dos Beatles, o músico se muda com sua família para Manhattan, lugar que servirá de palco para os últimos 10 anos de sua vida. Neste documentário, que tem todos os elementos para se converter em um clássico, conhecemos dados reveladores sobre sua relação com Yoko Ono, a parceria com Harry Nilsson e sua relação com a bebida, com as drogas e com seus ex-companheiros de Liverpool.
05.06 / DOMINGO
15h BRIAN ENO: ANOTHER GREEN WORLD
(Nicola Roberts, Reino Unido, 2010, 60’)
A inteligência extrema de Brian Eno é inquietante. Neste sóbrio documentário, produzido pela BBC, vemos o "guru intelectual do rock" em seu ambiente natural - o estúdio. Discutindo sobre música, ciência, cibernética, arte ou revelando suas novas atividades, como o desenvolvimento de softwares, o músico esbanja conhecimento e criatividade e declara que odeia lembrar, "não suporto". Mesmo assim, fala de seus tempos de Roxy Music e revela segredos desta época.
17h E AÍ, HENDRIX?
(Pedro Paulo Carneiro e Roberto Lamounier, Brasil, 2010, 75’)
Jimi Hendrix continua vivo para a velhas e novas gerações de músicos e fãs de rock. Uma equipe conduzida pela cantora Pitty faz um tour por Londres, visitando lugares emblemáticos da história do rock nos anos em que o guitarrista viveu na cidade.
O filme faz uma homenagem ao músico, unanimidade entre guitarristas do mundo inteiro. Depoimentos de Jeff Dexter, Bruce Cherry, Chris Welch, Frejat, Davi Moraes e Robertinho do Recife e outros ajudam a recuperar passagens de sua curta vida e revelar dados nunca antes mencionados.
19h DO IT AGAIN
(Mikel CeeKarlsson e Fredrik Egerstrand, Suécia, 2010, 75’)
Você já teve a vontade de sair pelo mundo para tentar convencer a sua banda favorita a se reunir de novo? Foi que fez o jornalista musical Geoff Edgers: tentar juntar novamente The Kinks. Uma banda que, segundo ele, é a melhor e mais importante do rock'n'roll, mas não é valorizada como deveria. Disposto a gastar as últimas economias de sua família, ele viaja pelo mundo e encontra gente como Sting, Paul Weller entre outros que, como ele, são fãs da banda e que tentam ajudá-lo a alcançar seu objetivo.
21h GIMME SHELTER
(Albert Maysles, David Maysles, Charlotte Zwerin, 1970, EUA, 91´)
Este célebre rockumentary dos irmãos Maysles registra um dos momentos mais emblemáticos da história do rock. Em sua turnê americana de 1969, os Rolling Stones realizam o histórico show em Altamont, na Califórnia, onde um homem é assassinado pelos Hell´s Angels, contratatados para fazerem a segurança do evento. Albert Maysles estava lá a convite da banda e registrou tudo.
06.06 / SEGUNDA
15h BATATINHA – POETA DO SAMBA
(Marcelo Rabelo, Brasil 2009, 62’)
Ninguém melhor que os filhos de Batatinha para contar a história do grande sambista. São 9 no total, e saem por Salvador visitando velhos amigos do pai, companheiros de seus tempos de linotipista e parceiros de samba e carnaval, como Riachão e Ederaldo Gentil. Profissional do sofrimento, professor do sentimento e morador do Pelourinho, um dos maiores sambistas do Brasil tem sua história contada com riso e choro, à moda baiana.
Sessão apresentada pelo diretor Marcelo Rabelo.
17h JARDS MACALÉ – UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL
(Marco Abujamra. Brasil, 2008, 71’)
Jards Macalé é uma figura pouco habitual e sua trajetória, nas últimas quatro décadas, não foi nada linear. Autor de clássicos como “Vapor barato”, “Movimento dos barcos”, “Gotham City”; parceiro de Waly Salomão; arranjador de Gal Costa e de Caetano Veloso; ator e autor de trilhas de Nélson Pereira dos Santos; Jards Macalé também foi etiquetado de maldito, mas, antes de tudo, sonha em ver a palavra amor acrescida ao lema ordem e progresso na bandeira do Brasil.
O filme foi o grande vencedor do In Edit Brasil 2009.
19h INTANGIBLE ASSET NUMBER 82
(Emma Franz, Australia, 2008, 95’)
O baterista de jazz australiano Simon Barker viaja pela Coreia do Sul em busca de Kim Seok-Chul, xamã e grande mestre da música coreana, que vive escondido no país. O filme nos leva para dentro dos pensamentos de um músico decidido a encontrar novas formas de expressão através da paixão, da concentração e do ritmo. Exibido e premiado em diversos festivais do mundo, o filme foi destaque também na Mostra Internacional de São Paulo e no In Edit Brasil 2010. Imperdível!
21h WHAT’S HAPPENING! THE BEATLES IN THE USA
(Albert e David Maysles, EUA, 1964, 70’)
Talvez você já tenha visto o famoso filme “The Beatles: The First US Visit” lançado em 1999. Trata-se de uma nova montagem feita pela gravadora Apple de “What’s Happening! The Beatles in USA” filme dirigido pelos irmãos Maysles em 1964. O In-Edit Brasil tem a honra de apresentar a versão original desta obra, nunca comercializada e só apresentada na presença do diretor – que conseguiu uma autorização especial para esta exibição em Salvador. Uma sessão única, que ficará na sua memória. Sessão gratuita. Filme gentilmente cedido por Apple Corps, Ltd.
07.06 / TERÇA
15h SONORA RIO-BAHIA
(Jasmin Pinho, Brasil, 2010, 71´)
Sonora Rio Bahia é um projeto idealizado por Daniela Mercury. O filme reúne tradições musicais do Rio de Janeiro e da Bahia na história de quatro jovens que procuram na música uma maneira criativa de transformar as comunidades carentes onde atuam. Uma pianista, uma percussionista jongueira, uma rapper e uma cantora de música afro-brasileira, todas jovens e negras, mostram como sua rotina é testemunha do poder da música como elemento de inclusão social e da importância do fator feminino nesse processo.
Sessão com presença de Aisha Araujo e Tina Bi, personagens do filme
17h COMING BACK FOR MORE
(Willem Alkema, Holanda, 2010, 74’)
Se você é fã da Sly & The Family Stone, responda rápido: onde esteve Sly Stone nas últimas três décadas? Se você não sabe, tudo bem. Ninguém sabe mesmo. Por isso, o diretor holandês Willem Alkema decidiu seguir seu ídolo para tentar uma das maiores proezas do jornalismo musical: entrevistar o músico. O resultado é um filme divertido, inusitado, cheio de surpresas e logicamente com muito groove.
19h BOLA DE NIEVE
(José Sánchez-Montes, Espanha-Cuba-México, 2003, 73’)
Documentário sobre o pianista e cantor cubano Bola de Nieve, fenômeno mundial nos anos 30 e 40. Negro, homossexual, místico, pró-revolucionário e, acima de tudo, um gênio musical. Uma figura talentosa e reservada que se tornou um dos mitos latino-americanos do século 20. Filme exibido com grande sucesso no In Edit Brasil 2010, resgatado agora para celebrar os 100 anos de nascimento do personagem.
21h HIGH ON HOPE
(Piers Sanderson, Reino Unido, 2009, 72’)
Luta pelo seu direito de dançar! Esta é a história que dá início às raves no norte da Inglaterra. Invadindo galpões, fabricando seu próprio equipamento e despistando a polícia, um grupo de amigos criou um novo modelo de festas com um único objetivo: dançar o quanto quisesse. Um documentário comovente e sem moralismos que revela a vida de "heróis" anônimos (donas de casa, trabalhadores, traficantes, DJs, promotores de shows) que revolucionaram a indústria do entretenimento no final dos anos 80 e começo dos 90.
08.06 / QUARTA
15h OS QUATRO ELEMENTOS EM SI OU O GURU SELVAGEM
(André Martinez, Brasil, 2008, 71´)
Na boca de Jorge Mautner, o Brasil ancestral, os índios, os africanos, os portugueses, a filosofia, a política, a poesia e a sabedoria popular viram longos bate-papos. Tudo isso também se transforma em canção em suas mãos e de seu parceiro Nelson Jacobina. Este longa-metragem de André Martinez, feito com uma câmera fotográfica digital, registra o processo criativo da dupla durante uma viagem da metrópole ao interior do país, em busca do Brasil universal.
17h SESSÃO DUPLA
UMA VISITA À ALI FARKA TOURÉ
(Mark Huraux, 2000, 52’)
"O bluesman do deserto", como o apelidam no Ocidente, nos conduz em sua própria história. Quer dizer, uma geografia muito precisa: do norte do Mali, sobre a curva do Niger, entre a areia e o rio, onde sopra o "harmattan", em Niafunké. É neste universo mestiço e mágico, onde povos e culturas sempre estiveram próximas , que Ali Farka Touré irá verdadeiramente extrair sua inspiração musical: nas fontes tradicionais se agregarão o soul e o blues americano propiciando o nascimento de uma grande música internacional que soube permanecer fiel a suas origens.
MANU CHAO, GIRA MUNDO TOUR
(François Bergeron, França, 2000, 52’)
Difícil falar de música atual sem nosso parisiense de parentes espanhóis Jose-Manuel Thomas Arthur Chao. Igualmente difícil omitir o fato de que ele compõe, escreve e procura sua inspiração no que se impõe como atitude: a viagem. Claro que já existia Mano Negra antes do sucesso fulminante de "Clandestino". Era 1998. E depois "Próxima Estación: Esperanza". Os títulos expressam exatamente o que Manu Chao quer fazer: espírito independente, "politizado", no sentido literal do termo, equipado com uma pequena câmera, uma guitarra, um computador, ele fez da peregrinação sua maneira de ver de escutar o mundo, as margens, antes que nós o escutemos, dançando é claro... Me gusta...
Sessão gratuita, oferecida pela Cinemateca da Embaixada da França.
19h EU, O VINIL E O RESTO DO MUNDO
(Karina Ades e Lila Rodrigues, Brasil, 2009, 72’)
Vencedor da Mostra In-Edit Online 2011, este aclamado documentário acompanha os cinco finalistas do campeonato “Hip Hop DJ” até sua etapa final em Londres. A dedicação, os sonhos e a eterna vontade de largar o emprego para se transformar em um DJ profissional marca a vida de todos os personagens.
21h FAVELA ON BLAST
(Leandro HBL e Wesley Pentz, Brasil, 2008, 81')
O documentário Favela on Blast mostra a cultura em torno do Funk carioca, ritmo musical que mescla o Funk eletrônico americano da década de 80 com as diversas influências da música brasileira. Através de entrevistas com diversos personagens do morro, conhecemos os processos de criação e de produção bastante particulares desse movimento musical que invadiu o Rio de Janeiro e hoje chama a atenção de produtores musicais do mundo inteiro.
09.06 / QUINTA
15h GLENN GOULD: AU-DELÀ DU TEMPS
(Bruno Monsaingeon,França/Canadá, 2005, 106’)
Retrato de Glenn Gould por Bruno Monsaingeon, músico e cineasta que filmou os maiores músicos de nossa época. Esta nova obra procura definir a essência do gênio de Gould e sua relação passional com o público no mundo inteiro mais de 20 anos após sua morte, e trazer um novo enfoque sobre a obra e a influência deste músico fora do comum.
Sessão gratuita, oferecida pela Cinemateca da Embaixada da França.
17h É CANDEIA
(Márcia Watzl, Brasil, 2010, 79´)
Em 2008, o premiado musical É Samba na Veia, É Candeia homenageou a vida e obra de um dos mais polêmicos sambistas cariocas.
Aproveitando essa produção, É CANDEIA conta a história do compositor pela ótica dos atores da peça e da família do personagem. Entre ensaios, atuações e entrevistas, narra-se a vida do grande mestre partideiro, compositor de uma obra riquíssima, autor de melodias sofisticadas e representante da luta pela afirmação da tradição afro-brasileira.
19h GRETCHEN FILME ESTRADA
(Eliane Brum e Paschoal Samora, Brasil, 2010, 90´)
No ano de 2008, Gretchen dividiu seu rebolado entre o picadeiro e o palanque. A cantora e dançarina percorreu vilarejos do Nordeste ganhando a vida como artista nos circos locais e fazendo barulho em sua campanha para prefeita da Ilha de Itamaracá - PE. De circo em circo, o filme registra as experiências da artista entre o palco e o palanque para enfrentar seus adversários políticos e um novo e respeitável público, o eleitorado.
21h DIÁRIO DE NANÁ
(Paschoal Samora, Brasil, 2006, 60’)
Neste filme sutil e surpreendente, Naná Vasconcelos faz um passeio pelo Recôncavo Baiano para expressar sua espiritualidade através da música. Da música e do encontro com expoentes das tradições da terra, como Mãe Gaiacu Luiza, Virgínia Rodrigues, Antonio Vieira e Dona Edith do Prato. Um filme que já rodou o mundo, premiado no Brasil e no exterior, nunca antes exibido em Salvador. O programa ideal para encerrar a primeira edição do In Edit em solo baiano.
Sessão apresentada e comentada pelo diretor Paschoal Samora.
SERVIÇO:
IN EDIT BRASIL 2011
EDIÇÃO SALVADOR
02 a 09 de Junho
SALADEARTE CINEMA DO MUSEU
Av. Sete de Setembro, 2.195. Museu Geológico.
(71) 3338 2241
Capacidade: 125 lugares.
Ingresso: R$ 12,00 (inteira)
INDICAÇÃO: 16
O IN EDIT BRASIL 2011 – EDIÇÃO SALVADOR TEM O PATROCÍNIO DA PETROBRAS.
Parcerias Culturais: Instituto Cervantes, Embaixada da França, Saladearte, MinC / Lei Rouanet.
0 comentários :
Postar um comentário