Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Belmonte, uma surpresa agradável

Por Alexandre Mota -  O turista pode constatar que aquele velho ditado “a primeira impressão é a que fica” não cabe quando se trata dessa cidade que fica na Costa do Descobrimento.
Trata-se de um lugar único, com vistas exuberantes e lugares e riquezas que o homem ainda não explorou. Um verdadeiro paraíso ecológico a apenas 650 km de Salvador, aproximadamente.
Cidade pacata e hospitaleira oferece opções de lazer para todas as idades e gostos, como navegar pelos rios Jequitinhonha e Passuí ou assistir o por do sol no Parque das Garças, um espetáculo que só a natureza pode proporcionar. A culinária local também é outra peculiaridade de Belmonte. A moqueca de poã do Dom Rivera e a bala de marfim de dona Pombinha são detalhes a parte desse lugar tão aconchegante.
Aos que preferem um passeio mais ecológico pode-se curtir uma boa pedalada pela cidade,  apreciar as riquezas de seus casarios e tirar fotos com o guaiamum gigante, monumento localizado na orla, símbolo da cidade. O artesanato também é muito rico em Belmonte, a cerâmica de dona Dagmar é o maior exemplo disso, “ tenho 19 filhos e mais de 70 netos e bisnetos, criei os meus filhos e agora ajudo os netos e bisnetos, tudo com a cerâmica “, conta dona Dagmar enquanto trabalha em mais uma obra de arte.
Uma volta pelo rio Passuí, um belo passeio para quem gosta de estar em contato direto com a fauna e flora. A bordo de um barco (o passeio custa em média R$ 30) percebe-se a riqueza do lugar. Aves e crustáceos fazem a diferença no visual da trilha que leva até a comunidade do Peso, um pequeno povoado ribeirinho situado ás margens do rio. Pode-se explorar também a Barra do Peso, onde acontece o encontro do rio com o mar, um lugar que não pode deixar de ser visitado.
 Á noite a cidade oferece poucas opções de laser, entretanto, as inúmeras opções de restaurantes, fazem de Belmonte um excelente ponto de encontro para os amantes da gastronomia local, além de bares rústicos, como o Barracão, que oferece boa qualidade de música e uma decoração diferenciada.
Não se pode deixar de conhecer a Cepa, uma antiga comunidade que ainda vive como os  Quilombolas, herança de seus antepassados. No antigo Quilombo vivem aproximadamente 25 famílias, ainda sem luz elétrica e isolada da civilização. É interessante o contato com os moradores locais, a certeza de que para viver bem e feliz, é necessário tão pouco. Vale a pena conhecer. Para os apaixonados por aventura e adrenalina, a trilha até a vila é cheia de rios e obstáculos que fazem do percurso uma ótima opção para a prática do off Road.
Dicas;
Passeios de Barco pelos rios Passuí e Jequitinhonha -  o passeio custa, em média, R$ 30 por pessoa
Visita e banho na Barra do Peso -  encontro do rio com o mar
Andar de bicicleta pela cidade, visitando o monumento do Guaiamum gigante e as casas históricas
       Visitar a cerâmica de dona Dagmar   
            Tomar uma cerveja no Barracão
Experimentar a moqueca de Poã e a lambreta gratinada do Restaurante Don Rivera
Hospedagem;
 Pousada Rio, de frente para o Rio Jequitinhonha
Visitar a
Experimentae e conhecer a produção de doces da Tia Pombinha
Para quem gosta de Rally, pegar a estrada de chão e conhecer as lagoas da Conceição, dos Cocos e o Rio das Cobras
Comer o pastel da Dedé, em Mogiquiçaba
Procure a Secretária de Turismo da cidade e aproveite
Alexandre Mota - Jornalista

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑