Com um estande institucional que se tornou um dos mais visitados, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Secretaria da Agricultura (Seagri), participou da 26ª Exposição Agropecuária Regional de
Senhor do Bonfim (Expobonfim), encerrada domingo (17), demonstrando os múltiplos serviços e produtos trabalhados pela empresa. Os visitantes conheceram os principais projetos, programas, tecnologias e os serviços voltados para o desenvolvimento agropecuário na região e para o fortalecimento da agricultura familiar.
“O estande da EBDA retratou a realidade da agropecuária regional. A Seagri participa também disponibilizando sua equipe técnica e na inspeção sanitária”, disse o superintendente de desenvolvimento agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, que representou o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, durante a solenidade de abertura oficial do evento.
Também estiveram presentes na abertura o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro, o diretor de pecuária da EBDA, Marcelo da Paz, gerentes regionais da EBDA, presidentes de associações e sindicatos, prefeitos, representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e de agentes financeiros, além de produtores.
A Expobonfim, que abriga a terceira maior exposição da raça ovina Dorper, na Bahia, envolveu aproximadamente 600 agricultores familiares e criadores de 11 municípios dos territórios do Sisal e do Piemonte Norte do Itapicuru, onde fica Senhor do Bonfim.
“A Bahia é o maior produtor de caprinos do país e o segundo maior em criação de ovinos, e isso nos faz responsáveis em apoiar incondicionalmente a caprino-ovinocultura no estado, com um novo olhar, onde a tradição dos agricultores familiares seja fortalecida com tecnologias que aumentem as suas condições produtivas”, afirmou o presidente da EBDA.
No Território do Piemonte Norte do Itapicuru, a ovinocultura se constitui em um dos mais fortes elementos na composição de renda dos agricultores familiares e ainda contribui na inclusão social das unidades familiares. Segundo o técnico da EBDA, José Herculano Rocha Ribeiro, as ações e os programas do governo estadual vêm se fortalecendo e dando suporte ao desenvolvimento da atividade na região.
No estande institucional, a EBDA apresentou o Programa do Sisal, o Programa Sertão Produtivo e o Programa de Apicultura. Os técnicos da gerência regional da empresa ficaram de plantão durante todo o evento, prestando assessoria aos agricultores familiares e visitantes, sobre as ações desenvolvidas pela empresa na região, além de distribuir material informativo sobre diversas culturas.
Para o gerente regional da EBDA em Senhor do Bonfim, Ailton Cézar Gonçalves, o estande foi montado para, inclusive, disponibilizar uma oficina durante a exposição, que abordou o sistema de plantio de diversas culturas importantes para o agricultor, como o milho, a palma, a alfafa, entre outras. “Com dedicação e esforço, vamos elevar o conhecimento do agricultor e mudar a agricultura familiar na região”.
0 comentários :
Postar um comentário