Os principais favoritos mostraram força nesta sexta-feira, primeiro dia de competições do Petrobras Longboard Classic, terceira etapa do Circuito Brasileiro da modalidade, em Lauro de Freitas, município vizinho a Salvador. www.ricosurf.com.brNas ondas difíceis da Praia de Ipitanga, Marcelo Freitas, Roger Barros, André "Deka" Luiz, Carlos Bahia e Phil Rajzman venceram suas baterias e avançaram para a terceira fase, que será disputada neste sábado. Todos os resultados e as baterias ao vivo estão no site
Um baiano, porém, estragou a festa dos principais nomes do longboard nacional. Vinicius Cardoso teve pela frente o decacampeão brasileiro, Picuruta Salazar, e não se intimidou. Numa bateria muito equilibrada e decidida nos segundos finais, o baiano venceu por apenas um décimo: 9,67 a 9,57 pontos. O mais curisoso é que na última vez que o Petrobras Longboard Classic passou pela Bahia, em 2005, Vinicius também enfrentou Picuruta na fase homem-a-homem. Mesmo diante da lenda, desta vez Vinicius manteve a calma:
"Quando vi que era contra o Picuruta, dez vezes campeão, fiquei meio receoso, mas consegui ondas boas no começo e no final contei com a sorte para conseguir a virada depois de ele ter pegado a liderança da bateria", disse Cardoso.
Quem não deu chances ao azar foi o carioca Phil Rajzman, campeão mundial de 2008. Com a radicalidade de sempre, Phil fez uma onda 9,1 e somou 14,87, a maior do dia, na sua vitória sobre o paulista Wenderson Biludo, que marcou 8,93.
"O mar aqui permite tanto manobras clássicas quantos as mais radicais e foi isso que busquei nessa onda. Dei sorte por estar mais bem posicionado do que meu adversário. Fiz uma forte preparação física e estou focado no Circuito Brasileiro este ano", disse Phil.
Outro que se destacou foi Roger Barros. Campeão brasileiro em 2007, o carioca foi quem melhor se adaptou às ondas de Ipitanga e fez marcou as duas melhores somas do dia. Na primeira fase, ainda em baterias de quatro, ficou em primeiro com 14,83 e, na segunda, passou pelo também carioca Matheus Cunha por 14,57 a 9,1.
Marcelo Freitas, que tem no currículo três títulos mundiais do Isa-Games e este ano venceu a primeira etapa do Circuito, também na Bahia, foi outro a vencer duas baterias nesta sexta-feira. Freitas também conseguiu notas acima de 14 pontos nas suas vitórias. Na primeira fase, marcou 14,16 e, na segunda, 14,06.
Freitas na terceira fase enfrentará o atual campeão André Deka Luiz, que também se apresentou muito bem nesta sexta-feira, marcando 13,33 na sua vitória sobre Sol Angel.
"Foi uma bateria de certa forma tranqüila. Consegui uma nota por volta de seis logo no começo e tive tranqüilidade para administrar depois", explicou Deka.
HOMENAGEM A OLIMPINHO
Neste sábado haverá uma homenagem a Olimpinho, baiano de Amaralina, campeão brasileiro em 2002, que faleceu em 2006. Por volta de 11h20, os surfistas vão se reunir e fazer um círculo no mar, em memória ao surfista da Bahia no ano em que a competição volta à boa terra. Além disso, Rico de Souza vai entregar um troféu as familiares de Olimpinho durante a premiação;
"Olimpinho trabalhou comigo na minha escolinha e me ajudou a formar grandes surfistas, inclusive alguns campeões. Fomos muitos próximos e até hoje guardo esta saudade. Tenho admiração pelo que ele representou no surfe e muito pela pessoa que era, que tinha uma pureza no coração enorme. Não poderíamos voltar à Bahia sem fazer uma homenagem a ele e a sua família", disse Rico de Souza
A primeira etapa do Circuito Petrobras Longboard Classic 2011 tem o patrocínio da Petrobras e o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, SPU (Secretaria do Patrimônio da União), ABL (Associação Brasileira de Longboard), FBSurf (Federação Baiana de Surf), ASPI (Associação de Surf da Praia de Ipitanga), American Airlines, Revista Coquetel, Guinness Book e Hotel Mamelucos.



0 comentários :
Postar um comentário