O charme do Santo Antônio Além do Carmo, região tombada pela Unesco, atrai há bastante tempo diversos empreendimentos como pousadas e hotéis,
muitos deles de estrangeiros. Porém, a partir de 2008, a comunidade se surpreendeu com o anúncio de que a empresa LGR, dona do Shopping Iguatemi, iria adquirir dezenas de casas.
Até hoje, muitos moradores estão apreensivos com isso e temem que o Santo Antônio possa perder seu jeito interiorano, transformando-se num bairro comercial e elitizado. "O receio é que vire um Pelourinho de luxo", diz Ademir, dono do D venetta.
Presidente da LGR, o paulista Dorival Regini, 44, diz que qualquer temor é infundado: "Ora, se mudarmos o bairro ele deixa de ser atrativo. Então é absurda a história que compraremos o bairro todo ou que faremos um shopping de rua. Isso não existe!".
Dona de 33 casarões, a LGR, segundo ele, irá implantar, aos poucos, residências, ateliês e espaços comerciais de maneira sustentável. Nesse sentido, ele conta que a Associação dos Amigos do Santo Antônio Além do Carmo (Amarcarmo), presidida por ele, já promove cursos de capacitação, convenia dos ao Sebrae, voltados à comunidade.
"Isso pra beneficiar moradores". Até o fim do ano, a Amarcarmo ganhará uma biblioteca comunitária, promete.(Correio)

0 comentários :
Postar um comentário