Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira pela manhã (29), num evento com a presença de autoridades, empresas patrocinadoras e pessoas ligadas ao esporte, o projeto Araketu de Peito Aberto, que
tem como objetivo promover a inclusão social de jovens e adolescentes do Subúrbio Ferroviário de Salvador, através do esporte, com o apoio da Prefeitura do Salvador. O projeto atenderá este ano 700 jovens de famílias carentes, que poderão escolher entre as várias modalidades esportivas, como natação, vôlei, basquete, futsal, handebol, vôlei de praia e natação.
Além das atividades esportivas, serão realizadas palestras para o desenvolvimento da motivação e desempenho dos participantes e intercâmbio com outras equipes e participação em campeonatos específicos para cada modalidade. Na opinião de Emerson Palmeira, subsecretário da Sesp, que representou o prefeito João Henrique no evento, o Araketu de Peito Aberto será um valioso canal de promoção da cidadania para os jovens e adolescentes do Subúrbio. "Todos sabem do carinho que o prefeito João Henrique tem pelas comunidades do Subúrbio Ferroviário e pelo desenvolvimento dos jovens desta importante região da capital", acrescentou.
Palmeira disse que foi incumbido pelo prefeito "de trazer minha palavra de estímulo, para que todos se envolvam com o esporte e, com o apoio dos familiares, do Instituto Araketu, das organizações envolvidas com o projeto e da Prefeitura, evitem a violência, as drogas e a desagregação social. No que compete à Prefeitura e à Sesp tudo será feito para que esta ação, que já nasce bem-sucedida, se consolide e alcance mais jovens do subúrbio e de outras comunidades de Salvador".
Projeto - Maior projeto já realizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o Araketu de Peito Aberto tem investimento de R$ 365 mil e patrocínio de empresas com tradição em apoiar o esporte, a exemplo da Petrobras, Pirelli, Banco do Nordeste, Tecon Salvador e do governo federal, através do Ministério do Turismo. Segundo Vera Lacerda, presidente do Instituto Araketu, há 31 anos em atividade, este é o primeiro projeto da Bahia inserido na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. "Estamos felizes com a adesão dos entes públicos nesta caminhada para levar o esporte à comunidades do Subúrbio Ferroviário. Já estamos nos articulando para garantir a inclusão de mais 300 jovens, numa segunda etapa".
Participaram do evento, além das crianças e adolescentes envolvidos no projeto, atletas bem-sucedidos, como o nadador Edvaldo Valério e o atacante Júnior, do Bahia - padrinhos do projeto -, o coordenador de esportes da Prefeitura, Edmilson Pombinho, músicos da Banda Araketu e a vocalista da banda, Larissa Luz, que cantou o Hino Nacional.
Secom

0 comentários :
Postar um comentário