Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Bye bye bolas de pelo

Todo dono de gato sabe que eles são extremamente cuidadosos com a própria higiene. Quem nunca viu um gato se lambendo? Pois é, você não precisa nem ser proprietário desse bichano para saber
que os gatos passam grande parte do tempo usando a própria língua para dar aquele trato na pelagem.
Esse comportamento reflete não só a necessidade de refrescar-se umedecendo a pelagem, mas também de remover pelos mortos e parasitas externos, além de aliviar o estresse. Só que o grande problema é que por possuir uma língua muito áspera - devido à presença das papilas gustativas – essa funciona como uma espécie de “escova natural”, com isso os gatos acabam engolindo uma grande quantidade de pelos. E esses podem se misturar aos alimentos e secreções gástricas e se acumularem no estômago, formando verdadeiras "bolas" que transitam pelo aparelho digestivo e, na maioria das vezes, são eliminados pelas fezes ou vômitos, o que quase mata de susto aqueles proprietários menos "avisados". Se isso já aconteceu com você, fique calmo! Isso é bastante comum, principalmente quando se trata de raças de pelos longos, como, por exemplo, a raça Persa e Angorá.
Quando essas bolas são regurgitadas ou vomitadas elas recebem um nome nada bonito: tricobenzoares. Mas, como eu falei anteriormente, não precisa se assustar. O único cuidado que você deve ter sempre que seu gato vomitar é observar se o vômito foi mesmo para eliminar pelos engolidos ou se há possibilidade de haver outro “probleminha” escondido. Por exemplo, você deve observar se o seu gato vomitou só pêlos ou se há outros conteúdos como comida ou corpos estranhos, acompanhados de falta de apetite, dificuldade para defecar e mudanças bruscas de comportamento. Nesse caso, aí sim, é necessário levá-lo para uma consulta com um veterinário.
Se os intervalos entre os vômitos forem curtos, por exemplo, diariamente, também será indicado levá-lo ao veterinário. Nesse caso, provavelmente haverá outro fator associado que está ocasionado os vômitos, já que a presença dos pelos não justifica vômitos tão frequentes. Se você não observar nenhuma dessas alterações, fique tranquilo e acredite que é melhor para o seu gato que ele elimine esses pelos através dos vômitos, pois em alguns casos essas bolas podem se acumular no aparelho digestivo, endurecendo as fezes e formando massas compactas no intestino. Essas massas ocasionam prisão de ventre e tenesmo e, em casos mais graves e raros, obstrução intestinal cujo tratamento é cirúrgico. No entanto, se você perceber que seu gato apresenta alguns desses sinais relatados não se desespere. Converse com o veterinário de sua confiança e ele lhe orientará sobre o procedimento adequado.
Agora, fique atento! Você pode dar uma forcinha ao seu gatinho e ajudá-lo a evitar esses problemas. A primeira dica e mais eficaz é: se ele é bem peludo, faça uma escovação regular, eu diria até, diária se possível, principalmente na época de troca de pelagem (primavera e outono). Isso é essencial para retirar os pelos mortos e diminuir a quantidade de pelo ingerido.
Rações e petiscos ricos em fibras vegetais também ajudam a minimizar os problemas causados pelas bolas de pelos, pois facilitam a passagem través do intestino e a eliminação pelas fezes. Além disso, o mercado pet oferece várias opções de produtos, como as pastas digestivas, que possuem propriedades lubrificantes e laxativas e ajudam na eliminação desses pelos nas fezes. Estas pastas são bastante palatáveis e, por isso, de fácil administração. Consulte o veterinário e ele lhe ajudará a escolher o melhor produto para o seu bichinho e dê adeus às bolas de pelo.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑