Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Carlinhos Brown lança instrumento percussivo para a copa de 2014

Carlinhos Brown lançou, em Salvador, um instrumento percussivo derivado do caxixi como sugestão de um “sound symbol” para a Copa do Mundo de 2014. Batizado pelo músico de Caxirola, a ideia é que o instrumento possa ser um marco no campeonato que terá o Brasil como país-sede.
O instrumento foi apresentado no final da semana passada durante o lançamento do projeto Território Candeal 2014, que visa promover o desenvolvimento socioeconômico do bairro do Candeal, em Salvador, através de capacitações e intervenções urbanas e culturais.


A África e suas conexões por Carlinhos Brown
A vuvuzela mostrou uma forma extraordinária de zelar pelas tradições e fazer mais visível a união do futebol com a música. Tornou a copa do mundo africana inesquecível e deixou a sugestão de que podemos utilizar da tradição e dos nossos instrumentos para aumentar o eco da voz de nosso povo. A Caxirola vem como a filha mais nova da vuvuzela, mas com o formato, designer e sonoridade diferentes.

Baseada no caxixi, instrumento usado no toque do berimbau na capoeira, criei a Caxirola como uma forma de  amplificar a alegria de torcer. O designer é todo novo, com material reciclado. Meu desejo é fazer com plástico verde para promover, nos estádios, a energia limpa que sai num grito de gol. Para isso, tenho algumas ideias... Vale coreografia, vale música, vale caxirolar.

Tenho certeza que esse é um instrumento importante para a economia criativa pelo seu poder de popularização. Ela vem com a inspiração do projeto social que desenvolvemos no Candeal (Pracatum) e dá espaço para o segundo passo dessa comunidade a qual faço parte que será o Candeal Território 2014. Traz também o chiado de que podemos ganhar a Copa e ganhar com a Copa. Pé na bola, mão no couro. Quero lembrar que, com ela, podemos repercutir no estádio até o som das águas. Caxirola para todos. Aguardem...

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑