As tradicionais baianas de acarajé de Salvador ganharão agora um reforço para melhor atender. Eles serão o próximo grupo alvo do Projeto Copa na Mesa, desenvolvido em parceria pela
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Ministério do Turismo (MTur). Em sua primeira fase, o projeto que já qualificou mais 1,6 mil trabalhadores de bares, restaurantes e hotéis em sua primeira fase. Na próxima semana, será a vez das baianas de acarajé, que fazem parte de um grupo específico do projeto, o PIC, Profissional Individual Cadastrado.
Nessa primeira etapa, a turma do foi montada em parceria com a Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (ABAM) e reúne uma turma de 39 profissionais que participam de um treinamento intensivo desde a última segunda-feira, dia 22 e até a próxima sexta, dia 2 de setembro. “Estou sentindo nesse curso aonde eu preciso melhorar no meu ponto. Uma reforma total que vai ser muito lucrativo pra mim com as mudanças que eu preciso fazer.”, destacou Cleusa, baiana há 16 anos.
O curso é dividido em dois módulos: Turismo e hospitalidade - A importância de atender bem eManipulação segura de alimentos - como evitar contaminação. Os encontros acontecem na sede da Bahiatursa, no Pelourinho. A descoberta das melhorias tem caracterizado a experiência também para a baiana Ana Lúcia, que já tem 20 anos de mercado. “Estou aqui para me aprimorar. Cada vez que eu entro nesse curso melhoro cada vez mais meu estabelecimento, a estética, a educação, a manipulação dos alimentos. Para mim foi o máximo assistir esse curso”, completou.
Projeto Copa na Mesa
Além do treinamento de 15 mil profissionais de bares e restaurantes, a primeira fase do projeto também irá beneficiar 360 empreendedores individuais que também fazem parte do setor de alimentação fora do lar. São as baianas de acarajé, vendedores de coco, de tapioca, de pastel, dentre outros. Esses profissionais também possuem bastante contato com o turista, sobretudo durante grandes eventos, como a Copa do Mundo. O projeto acontece desde outubro de 2010 e integra o Programa Bem Receber Copa.
De acordo com a Abrasel Bahia, mais de 160 empresas se inscreveram e cerca de 1,6 mil profissionais já estão qualificados em todo o estado. As turmas continuam em aula até a primeira semana de setembro. As aulas acontecem semanalmente e utilizam as estruturas disponíveis dos próprios restaurantes e hotéis que se inscrevem para participar da iniciativa. Apesar da primeira fase estar em fase de conclusão, o projeto continua recebendo pré-inscrições para lista de espera.
FONTES:
- Luiz Henrique Amaral, presidente da Abrasel Bahia
- Orientador de cada curso
- Baianas em treinamento no local
Para entrevistas, entrar com contato com a Laboratório da Notícia pelo telefone 3272-4263.
0 comentários :
Postar um comentário