Descoberta por Américo Vespúcio em 1503, Caravelas é uma das cidades mais antigas do Brasil, localizada no Extremo Sul da Bahia, é muito conhecida por ser o principal ponto de partida para
quem visita o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
Entretanto quem tiver o prazer de visitar essa cidade histórica, de praias lindas e águas mornas, irá se encantar também com seus casarios antigos e sua biodiversidade abundante. Rodeada de rios, mangues e praias, Caravelas espanta pela sua beleza e receptividade de seus moradores, que demonstram seu carinho aos turistas, de forma simples e acolhedora.
Turismo ecológico com ICMBIO e IBJ
O ponto de partida para quem chega à cidade é visitar o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), um dos principais órgãos que potencializam o trabalho de preservação do meio ambiente. O instituto é reconhecido no mundo inteiro e tem como objetivo central a proteção do Parque Nacional Marinho de Abrolhos. ”O nosso trabalho consiste em criar normas de proteção para o Parque Marinho de Abrolhos e fiscalizar, aliado ao turismo de preservação”, explicou Ricardo Jerozolimski, chefe da unidade sediada em Caravelas.
Como Caravelas recebe turistas do mundo inteiro em função das aparições de baleias Jubarte no período de Setembro a Novembro, o IBJ (Instituto Baleia Jubarte), que tem o objetivo de pesquisar, monitorar e preservar a espécie, assim como outros cetáceos, é outro ponto de visitação importante. Na sede o turista pode conhecer um pouco sobre a vida e costumes das baleias Jubarte e outras espécies marinhas, como o Boto Cinza, também monitorado pelo instituto.
Cultura e história preservada
Para quem gosta de história o passeio até Ponta de Areia, distrito de Caravelas, por onde já passou a linha de ferro Bahia – Minas, com 578 quilômetros de extensão até a cidade de Araçuaí, em Minas. A igreja de Nossa Senhora de Lourdes é um dos atrativos da vila, construída em 1928, sua arquitetura emociona qualquer um. É lá que a cidade comemora a Festa de São Sebastião, festa que recebe muitos visitantes, principalmente pela encenação que acontece referenciando a Guerra dos Mouros contra os Cristãos, uma rica manifestação cultural ainda preservada pela cidade.
Quem vai a cidade de Caravelas não pode deixar de visitar a RESEX de Cassurubá, com mais de 100.000 hectares de área, sendo 11.000 apenas de mangue. É protegida por lei e tem como seu maior objetivo preservar a cultura e o meio de vida das inúmeras famílias que dependem dos mangues, restingas, rios e praias que fazem parte da reserva.
Localizada entre as cidades de Caravelas e Nova Viçosa, a RESEX, Reserva Extrativista de Cassurubá foi criada em 5 de Junho de 2009, com intuito de assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da região pelas famílias ribeirinhas e pelos pescadores que ali residem. Com essa iniciativa, o ecoturismo tem se fortalecido nas comunidades. Trilhas nos mangues e rios, visita às comunidades ribeirinhas e contato com o meio de subsistência dos povoados são uma das opções que o turista tem quando visita a RESEX de Cassurubá.
É possível desfrutar de passeios de barco através dos rios e mangues, são inúmeras as opções de barcos que oferecem este serviço, o importante é entrar em contato com barqueiros e guias que conheçam bem a região, Lixinha (Alexandre), é uma boa dica, principalmente por que ele é membro do conselho deliberativo da RESEX, conhecedor dos rios e mangues e principal incentivador do ecoturismo em Cassurubá.
Aos amantes de conforto, sofisticação e ecoturismo, o Hotel Marina Abrolhos é a melhor opção da cidade, é o lugar ideal para os que procuram tranquilidade e bem estar. Caminhadas, cavalgadas diurnas e noturnas, passeios de barco e luais, fazem do hotel um espaço de extremo bom gosto, todo serviço oferecido aliado a conscientização ecológica de seus hospedes. Administrado por Simone, o lugar oferece opções de laser para todos os gostos e idades, tudo isso bem em frente a praia do Grauçá, uma das mais belas de Caravelas.
De Caravelas rumo a Abrolhos
“Abra os olhos quando passares por essa região”, foi assim que surgiu o nome Abrolhos, devido a frase dita, pelos antigos navegadores Portugueses, aos viajantes que não conheciam aquelas águas. São cinco ilhas que formam o arquipélago, que possui 91.300 hectares de área e é composto por duas partes distintas, o Parcel dos Abrolhos e o Arquipélago de Abrolhos, que formam a maior, e a menor, que corresponde aos recifes de Timbebas; Siriba, Sueste, Redonda, Santa Barbara e Guarita, a divisão acontece para excluir o canal dos Abrolhos, onde transitam muitas embarcações. Apesar de a maior atração estar sob a água, a Siriba, única ilha aberta a visitação, merece o desembarque, lá o turista pode ter contato com os Atobás que se reúnem aos montes. Fotos são permitidas, desde que não se saia da trilha indicada pelo guarda ambiental, que acompanha todas as excursões a ilha.
Para quem quer visitar o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, existem algumas opções de viagem, a mais certa é pegar uma embarcação de Caravelas e viajar por cerca de 3h30, a quase 70 KM da Costa até chegar no paraíso. O Horizonte Aberto é uma das poucas empresas que ainda oferecem esse serviço com segurança. Abordo de embarcações de alto nível pode-se viajar com muito conforto, com direito a lanche, almoço e equipamento de mergulho, tudo para que não falte nada ao turista que escolhe viajar com a Horizonte Aberto.
A viagem é demorada, porém a recompensa é enorme, a começar pela cor da água, azul e limpa, muito limpa. Quem quiser antes mesmo do barco atracar, é possível cair no mar e desfrutar das águas rasas e mornas de Abrolhos, uma sensação maravilhosa, inesquecível. A biodiversidade é enorme, mergulhar com tartarugas, arraias, cardumes de sororoca e várias outras espécies marinhas, são experiências que só Abrolhos pode proporcionar, isso tudo a uma profundidade média de5 metros e com águas claras.
Aos que preferem um mergulho mais profundo, existe o Mergulho de Batismo, com a ajuda de profissionais, o turista tem a oportunidade de descer a uma profundidade maior e curtir as belezas do fundo do mar de Abrolhos, Fábio é um dos instrutores que fazem parte da equipe, “ não é só o turista que curti, sempre que mergulho aqui vejo algo diferente...seja um peixe, um crustáceo ou um coral “, comenta Fábio, Dive Máster da expedição e apaixonado pelo arquipélago.
O almoço é preparado pela própria tripulação a bordo, a base de carboidratos e muita salada para que todos se sintam bem para a viagem de volta. A embarcação fica em Abrolhos por cerca de 3 a 4 horas, suficientes para presenciar uma das mais belas vistas do mundo. Na volta do passeio é servidos lanches e líquidos para conforto de todos. Um dia para ficar guardado na memória para sempre.
Dicas;
Se for a Caravelas – Não deixe de visitar;
ICMBio, IBJ, Kitongo, Distrito de Ponta de Areia, Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Se hospede em;
Hotel Marina Abrolhos
Se visitar a RESEX de Cassurubá;
Não deixe lixo no local
Respeite as famílias que vivem no local
Não agrida o maio ambiente
Se visitar Abrolhos;
Procure a empresa Horizonte Aberto
Leve maquina fotográfica, de preferência subaquática
Leve protetor solar
Coma algo leve antes de embarcar
Tome um comprimido para enjoo 30 minutos antes do embarque
Vá consciente que estará visitando uma área de proteção ambiental portanto sua preservação é fundamental
Reserva Extrativista (RESEX) é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte.
0 comentários :
Postar um comentário