Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Coberturas e Eventos

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Filhos separados de pais por causa da Hanseníase querem reparação

A difusão, junto a autoridades e entidades representativas da sociedade, da luta que vem sendo travada por filhos que foram privados do convívio dos pais, então portadores da Hanseníase (a popular lepra), por terem sofrido isolamento compulsório imposto pelo Estado brasileiro.
Este é o objetivo da audiência pública “Os filhos separados pela Hanseníase”, que acontece na próxima segunda-feira, 12 de setembro, às 9h, no auditório anexo da Câmara Municipal de Salvador, localizado na Rua Ruy Barbosa, Edf. Bahia Center (sobre-loja).

A audiência está sendo promovida pelo vereador Jorge Jambeiro, que é médico, ortopedista e especialista na reparação da doença, a pedido do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

De acordo com Jambeiro, levar ao conhecimento da sociedade o sofrimento de quem foi isolado do ambiente social por ter sido portador da síndrome é falar da memória histórica de bairros populares como Cajazeiras e Águas Claras e, acima de tudo, uma forma de tentar reparar o sofrimento vivido por estas famílias. Jambeiro atuou por mais de 20 anos no Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes, em Águas Claras, que abriga o antigo leprosálio, local para onde eram destinadas as pessoas portadoras da enfermidade para isolamento.

“Durante muito tempo os diagnosticados com Hanseníase eram encaminhados ao isolamento total da sociedade, passando a se relacionar e conceber filhos entre si. Com o nascimento, estas crianças eram imediatamente separadas dos pais, que apenas poderiam visitar seus filhos uma vez por mês a uma distância mínima de 200m. São estas crianças que cresceram em orfanatos ou no seio de outras famílias que hoje lutam por uma reparação social, tentando resgatar suas origens e buscando por justiça”, explica o vereador, grande conhecedor da causa e da doença.
Além de Jambeiro, participará da audiência o conselheiro nacional de saúde e coordenador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase­ (Morhan), Artur Custódio, que deverá fazer uma apresentação sobre o tema. Foram convidados ainda vereadores e representantes ligados à área de saúde.

Sugerimos cobertura da audiência pública “O filhos separados pela Hanseníase” que acontecerá na próxima segunda, 12 de setembro, às 9h, no auditório da Câmara Municipal de Salvador. Como fonte, sugerimos o vereador e médico ortopedista Jorge Jambeiro, pioneiro na reabilitação da cirurgia reabilitadora da Hanseníase na Bahia e conhecedor da causa. Na ocasião será possível entrevistar Artur Custódio, coordenador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. Contatos podem ser feitos através da Cannal Assessoria em Comunicação pelos telefones             71 3272-5024       / 9988-5313 (Carla Ferreira)/ 9275-4526 (Deiseane Cunha).
 

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑