A Diretoria de Intendência (DIRINT) da Força Área Brasileira (FAB) inaugurou o primeiro armazém automatizado do Brasil, que combina automação industrial com identificação de produtos através de etiquetas
de radiofreqüência, localizado no Campo de Marte, em São Paulo. A necessidade de um projeto de automatização ocorreu em razão do aumento expressivo dos itens vendidos. Em 2007, as vendas eram de 120 mil itens por ano. Já em 2010, foram comercializados mais de 220 mil itens.
“Com a automatização, nosso objetivo principal foi diminuir o tempo de espera para a reposição dos uniformes reembolsáveis (destinados para venda). Antigamente, a partir de uma solicitação, supríamos de forma manual o material necessário às vendas nas 28 lojas de fardamento. Agora temos um ciclo de suprimento com determinação de necessidades automatizada para atender às demandas com muito menos tempo de operação e com maior acerto nas movimentações”, explica o Capitão Intendente Robson Teles Peixoto, assessor de tecnologia da informação do DIRINT.
No projeto de automatização foram investidos R$ 2,3 milhões. A empresa Cassioli foi vencedora de um processo licitatório na modalidade pregão eletrônico. Dessa forma, a Cassioli tornou-se responsável pela construção do projeto, que contemplava o desenvolvimento de um transelevador que realiza a movimentação das caixas onde ficam estocados os produtos, a implantação de esteiras automatizadas que conduzem as unidades de armazenamento até os operadores e os túneis de leitura de etiquetas de radiofreqüência, que realiza a checagem eletrônica da quantidade e tipo de material antes de armazenar em uma das 5 mil localizações existentes.
“Fornecer equipamentos para uma empresa da área de defesa, cumprindo todas as exigências jurídicas e fiscais de administração pública, nos qualifica como uma empresa idônea. É uma honra fazer parte da primeira instalação da FAB de um armazém automático com transelevador mini-loader e com sistema de controle por RFID, integrado com o software de gestão do cliente”, ressalta Marcos Antonio Costa, gerente comercial da Cassioli.
Fonte TIBahia
Fonte TIBahia

0 comentários :
Postar um comentário