Gratuita, a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho acontece na próxima sexta-feira.
Quem sente curiosidade de conhecer o universo da música sinfônica terá a oportunidade de entendê-lo
melhor no próximo dia 11 de novembro com a segunda edição do projeto Concertos Didáticos 2011, iniciativa do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Desta vez, a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J) será a responsável por apresentar a música de orquestra a um público de crianças e jovens. Com o patrocínio da Petrobras, Governo Federal e UTC Engenharia, o segundo concerto didático da temporada 2011 é aberto ao público e acontecerá na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 15h, com entrada franca. No dia 07 de dezembro será realizado o último concerto didático do ano.
No repertório, a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho tocará uma famosa peça musical: o “Bolero”, de Maurice Ravel. “Na ocasião, vamos apresentar ao público um pouco da historia desta que é uma das mais importantes obras do compositor Maurice Ravel e utilizá-la para apresentar ao público os instrumentos sinfônicos e a formação de uma orquestra.”, conta Yuri Azevedo, jovem regente e percussionista da J2J, que regerá o concerto.
“A intenção é fazer uma apresentação bastante descontraída e lúdica para as crianças conhecerem melhor como funciona uma orquestra”, explica Yuri. Para entrar no clima, os músicos estarão com um figurino diferenciado: camisetas coloridas, com uma cor para cada família de instrumentos (cordas, madeiras, metais e percussão). Como a J2J é formada por jovens de 13 a 26 anos, a relação de empatia entre o público e os músicos flui com facilidade e serve de inspiração para que outras crianças e jovens se aproximem do mundo da música.
Sobre o NEOJIBÁ
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 35 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.
Na primeira fase de implantação do projeto, os integrantes, que já possuíam iniciação na área musical, estão recebendo formação pedagógica específica para atuarem como monitores. Como continuidade do projeto, estes monitores ensinam novos integrantes e participam da criação de novos núcleos em diversos municípios do interior da Bahia e em bairros periféricos de Salvador. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.
O quê: Concerto Didático do NEOJIBA
Data: sexta-feira, 11 de novembro
Horário: 15h
Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves
Entrada Franca
Contato para reservas de vagas para escolas e instituições: (71) 3117 4844 – Natália Valério
0 comentários :
Postar um comentário