Não foram suficientes os dois dias da semana passada (22 e 23 de março) reservados pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para a operação de transferência dos arquivos dos cartórios extrajudiciais, que deixam o antigo regime estatal a passam a ser privados. Algumas unidades não conseguiram concluir a migração dos dados até o final da tarde deste domingo e com isso, dez unidades instaladas na capital amanhecem fechadas nesta segunda (26).
As equipes técnicas dos novos cartórios trabalharam durante o final de semana, a fim de assegurar o atendimento nesta segunda, mas somente os quatro cartórios extrajudiciais de protesto irão abrir, em Salvador.
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) previa que nos primeiros dias da operação em novo regime poderiam ocorrer imprevistos no sistema informatizado, assim como na rede de telefonia interligada à internet. Houve problemas no processo de mudança em outros estados e na Bahia foi ainda mais difícil porque os dois dias foram considerados pouquíssimo tempo para a reinstalação dos cartórios e arquivos eletrônicos, em novos endereços.
Os cartórios privatizados foram transferidos para novos endereços em Salvador e no interior, a partir da última quinta-feira (22). O tempo exíguo para instalação de novos equipamentos e softwares (programas) acabou comprometendo o cronograma do trabalho.
É importante que a comunidade esteja informada sobre a complexa transição do sistema de computação. A mudança na plataforma de trabalho ocasionou transtornos operacionais que são comuns em situações como esta, informou a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR).
Os novos funcionários dos cartórios participaram do “Curso de Qualificação em Direito Notarial e Registral”, organizado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), e Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud).
Aos mais de 500 participantes do curso, o presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar, falou do compromisso desta equipe dedelegatários e colaboradores com o processo de renovação: “Vamos mostrar a todaa sociedade os benefícios do serviço privado, a qualidade e a credibilidade de uma instituição moderna, avançada tecnologicamente e juridicamente e que prestará um serviço de excelência à população da Bahia”, afirmou.
A meta de todos os cartórios que fizeram a mudança para o regime privado é o bom atendimento, o fim das filas e senhas, o respeito ao cidadão e o desaparecimento do intermediário, assinalou Rogério Bacellar.
Em breve, os funcionários recém-contratados estarão todos bem ajustados ao novo modelo, muito mais dinâmico e eficiente, concluiu Bacellar.
A Bahia conta com 1.439 cartórios extrajudiciais, dos quais mais da metade se encontram vagos. Ao todo, 156 cartórios fizeram a opção pelo regime privado, mas apenas 139 dos novos delegatários apresentaram a documentação exigida pelo TJ-BA.
Fonte: Bahia Toda Hora
0 comentários :
Postar um comentário