Carré Francês mistura costela de cordeiro a molho de vinho tinto.
Acompanhado de purê de mandioquinha, prato ousa na mistura de ingredientes e é unanimidade entre apreciadores do ovino.
Macia, rosada e com sabor marcante. Elemento fundamental da cozinha contemporânea, a carne de cordeiro foi incorporada de forma definitiva ao cardápio dos baianos. Sem deixar de lado a herança grega, responsável pelo consumo pioneiro do alimento, os atuais pratos à base do ovino se consagraram como elementos imprescindíveis à cartela dos principais restaurantes da cidade. Exemplo disso é o Carré Francês ao molho de vinho tinto, criado pelo Chef Zezinho, do Ercolano. Tendo como base o corte francês de uma das partes mais saborosas e peculiares do cordeiro - a costela - o prato ousa na mistura de ingredientes.
“Por ser exótico, delicado e adocicado, com textura sedosa, o cordeiro combina muito bem com sabores amanteigados e vinhos encorpados”, afirma o Chef, que, para incrementar sua criação, adicionou purê de mandioquinha e vinagre de framboesa ao cordeiro, dando-lhe ainda mais aroma e sabor.
Mãos à obra
Para os que gostam da carne, Zezinho dá uma boa notícia: “O Carré Francês é fácil de fazer”. O primeiro passo, segundo ele, é escolher bem as costelas e, só então, grelhá-las com sal, pimenta do reino e azeite com ervas. “Para o molho, deverão ser levados à panela açúcar, cebola, alho, caldo de carne, vinho tinto e vinagre de framboesa”, destaca. Só no final da receita, é que o purê é feito, à base de mandioquinha cozida, sal, pimenta e manteiga.
“Preparados os três itens, é hora de montar o prato. Para isto, basta colocar as costelas sobre o purê em um refratário, regá-las com o molho e salpicar cheiro verde. Pronto! É só comer e correr para o abraço!”, brinca o Chef. Depois de tanta tentação, fica difícil resistir! Servidos?
Receita do “Carré Francês” (Porção para duas pessoas)
Ingredientes
Costelas:
350 gramas de carré francês, temperado com sal, pimenta do reino e azeite com ervas.
Purê:
120 gramas de mandioquinha cozida
50 gramas de manteiga sem sal
50 gramas de cebola dourada
10 gramas de salsinha picada
Sal e pimenta a gosto
Molho de Vinho Tinto:
300 gramas de açúcar
01 litro de vinho tinto de boa qualidade
50 gramas de cebola
20 gramas de alho
30 gramas de caldo de carne
30 ml de vinagre de framboesa
Modo de Preparo
Costelas:
Grelhe as costelas de cordeiro, deixando-as mal passadas. Reserve-as.
Molho de Vinho Tinto:
Coloque o açúcar numa panela e deixe-o ferver, até virar uma espécie de caramelo. Junte a cebola e o alho e deixe-os fritar no caramelo. Adicione o caldo de carne e o vinho à mistura, até que o álcool do vinho seja evaporado. Acrescente o vinagre de framboesa e deixe o molho secar por uns dez minutos. O Chef alerta que, caso seja preciso engrossar a mistura, deve-se adicionar, ainda no fogo, amido de milho em doses pequenas e espaçadas, para não engrossá-la muito.
Purê de mandioquinha:
Cozinhe a mandioquinha em água e sal. Retire-a da panela ainda quente e bata-a no liquidificador sem água. Coloque-a, novamente, na panela e tempere-a com sal e pimenta. Desligue o fogo, adicione a manteiga e misture tudo, até formar uma pasta bem cremosa.
Montagem do prato
Disponha o purê em um refratário, colocando as costelas sobre ele. Regue o carré com o molho de vinho tinto. Salpique cheiro verde e sirva o prato ainda quente.
0 comentários :
Postar um comentário