Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 30 de junho de 2012

Esporte e Lazer: Rally TransBahia tem participação feminina


Elas ainda são minoria, mas fazem a diferença na competição.

Dos 250 competidores que participam do maior evento off Road da Bahia, seis são mulheres.  Mas a estatística não configura desvantagem nas provas. É o que garantem as navegadoras do Rally TransBahia de Regularidade. Eles reconhecem que elas são atentas, parceiras, organizadas, estudam de forma criteriosa as trilhas.

Roberlena Morais participa do rally na categoria Master, de carro 4X4, na função de navegadora. Ela compete com o esposo em rallys, há 16 anos, também nas modalidades Cross Country e de Velocidade. Na bagagem, muitos são os títulos conquistados. Em 2008, o casal conquistou o Campeonato Brasileiro de velocidade e, no mesmo ano, ela foi vice-campeã tradicional Rally dos Sertões, de caminhão, com a jornalista da Rede Globo, Mariana Becker.

Sobre as provas de regularidade, como as do Rally TransBahia, a competidora avalia que exigem mais técnica de navegação e pilotagem. “Neste tipo de competição, um erro significa diminuição da pontuação. Também podemos nos perder no caminho. Enquanto que, numa prova de velocidade, a capotagem é certa”, diferenciou a navegadora.

Já a Sandra Grotkowski, também da categoria Master de carro, leva a diferença de gênero na esportiva. “É a minha chance de mandar nele, caso contrário ele se perde”, declara entusiasmada a navegadora.  O casal, que se conheceu num rally, participa das principais competições do país. “A gente discute muito dentro do carro, mas é só lá, quando terminamos a prova, as juras de amor voltam. Adoramos ser pais, mas também respeitamos esses momentos a dois”, revela Sandra o segredo do casamento de 16 anos e diz já ter testemunhado muitos desentendimentos de casais após  provas. “Todos nós queremos muito ganhar e investimos muito para as competições, mas todos são passíveis de erro e a parceria é essencial nessa hora”, finaliza. A receita do sucesso. O casal que foi campeão brasileiro na categoria, durante provas realizadas na região Nordeste. Na Bahia, participa da primeira competição. “Gosto muito desse tipo de prova mais curta, porque você fica mais concentrada e focada em tempo integral”, avalia.


“Nossa única desvantagem, em relação aos homens, é fisiológica”, considera Sandra Grotkoski, referindo-se à dificuldade para urinar durante as provas. Mas ela encara o problema com naturalidade e muito senso de humor. “Eles se distanciam do nosso carro, abrem as portas para me proteger avisam aos demais colegas”, revela.

O Rally TransBahia é o maior evento off Road da Bahia válido como etapa do Campeonato Brasileiro de   Enduro e que encerra o de Regularidade da região Nordeste. A última prova da competição acontecerá amanhã (1º), saindo de Alagoinhas com destino a Costa do Sauípe, quando serão anunciados os ganhadores.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑