Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 17 de julho de 2012

Creche Béu Machado pede SOCORRO!

"Choro a morte deste homem, como choro a morte de Béu"

Nesta terça-feira, visitamos a Creche Béu Machado, localizada na Boca do Rio, conhecemos as instalações e comprovamos a grande carência que se encontra atualmente a entidade.

A responsável pela creche Maria José Machado, a Dona Nenem, mostrou as dependências e a dispensa quase vazia, com poucos alimentos que só devem durar por mais trinta dias no máximo.

Para quem não conheceu, Béu Machado além de um administrador nato da música popular brasileira, do jornalismo, da poesia e de tudo que incentiva e enaltece a cultura, principalmente a cultura baiana, também tinha uma preocupação exacerbada com as causas sociais, com as famílias carentes, com o menor abandonado e, particularmente com as crianças desamparadas da Boca do Rio, bairro onde morou durante 20 anos e presenciou todo sofrimento e carência daquela comunidade. Dentre eles, seus amigos, na maioria , pessoas ligadas à vida artística em início de carreira. 

Por isso em sua residência as portas estavam sempre abertas para acolher as crianças de seus amigos e vizinhos que precisavam trabalhar e não tinham onde deixar os filhos. Porém, a cada dia este número de crianças aumentava, a ponto dos utensílios domésticos, assim como o espaço físico tornaram-se insuficientes para o uso de todos. 

Daí surgiu a idéia de sua esposa , Maria José Machado, de transformar o andar térreo de sua própria casa em uma creche, para que as crianças tivessem mais espaço para brincar com segurança e conforto, atendendo assim um número cada vez maior de crianças carentes. Foi então que com objetivos claros de assistência prioritária a crianças, na sua manutenção básica de alimentação, higiene, saúde, e educação, que no dia 08 de abril de 1986, fundou-se a Creche Béu Machado, entidade não governamental, com fins estritamente de cunho filantrópico. 

Em 04 de dezembro de 1994, numa casa doada pelo então governador Antonio Carlos Magalhães, onde funciona até hoje, atualmente com 180 crianças com idade até 7 anos, a Creche Béu Machado pede socorro. "Já tivemos aqui 230 crianças e hoje só temos 180", completa D. Nenem. 

Dona Nenem abraçada à placa de inauguração, disse à nossa equipe que tem saudades da ACM por ele ter contribuído com a construção da casa e que se ele ainda estivesse vivo, com certeza Salvador não estaria na situação em que se encontra.

Sala vazia, lembra a dispensa vazia!
"Choro pela morte de ACM como choro a morte de Béu". Precisamos atender as necessidades básicas como assistência jurídica, alimentação, e muitas outras coisas que garantam a continuidade dos alimentos, pois o que temos só dá para trinta dias", completou D. Nenem.

Acompanhando a visita à Creche estavam a delegada Patrícia Nuno e srº Louruz Sena, criador de um projeto social também na área da Boca do Rio. Ambos se preocupam com as causas sociais.

Quem puder ajudar a Creche doando qualquer importância, o banco é Bradesco, C/C 106437 - Agência 3673, em nome da Associação Clube de Mães da Boca do Rio (Crecotohe Beú Machado)

3 comentários :

Joel Simões

bonita materia, Denise. Parabens Salvador Noticias. Vamos ajudar gente.

Anderson Garcia

se os veiculos de comunicacao nao mostar como vamos saber o que se passa? é isso ai salvador noticias.

EMERSON CRUZ

DEPOIS QUE VOCES DO SALVADOR NOTICIAS FORAM LA E PUBLICARAM A MATERIA, AI OUTROS RESOLVERAM TAMBEM DIVULGAR A EXEMPLO DO A TARDE.

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑