Período do ano é propício para investir em experiências no exterior, afirma especialista
As férias dos meses de junho e julho, período de verão nos países da Europa e América do Norte, despertam, em muitos jovens brasileiros, o interesse em aproveitar a ocasião para dar um upgrade na carreira, realizando intercâmbios culturais em outro país. “Seja para estudar ou trabalhar, é um período estratégico para quem deseja acrescentar no currículo novas experiências fora do país, já que nessa época as escolas, universidades e organizações do exterior começam a abrir inscrições para bolsas e programas de intercâmbio”, afirma o especialista em Estratégia de Negócios Isaac Edington, sócio-diretor da Revista [B+] - principal publicação da Bahia focada em negócios.
Na Bahia, estudantes e profissionais geralmente com idade entre 18 e 30 anos, investem dinheiro e esforços para passar uma temporada no exterior com o objetivo de estar em um ambiente multicultural, quebrar paradigmas e construir um network além das fronteiras do Brasil. Foi o caso da administradora de empresas Laís Sousa, que trabalhou numa organização não-governamental em Medellín, na Colômbia. “Eu percebi que cada país tem um estilo de fazer negócios. A diferença de procedimentos é muito grande. Quando penso em exportar nossos óculos, já consigo identificar traços de estilo de modelos, formas de publicidade e venda que teremos que seguir para ter sucesso na Colômbia e outros países similares da América Latina”, conta a jovem de 23 anos, que é diretora administrativa da empresa baiana Master Glasses.
A experiência de trabalhar em outro país traz uma forte sensibilidade econômica. Hoje, grandes multinacionais em seus processos seletivos para trainee já exigem fluência mínima de três idiomas, além de hábitos e vivências curriculares diferenciadas. “Experiências de vida contribuem para o desenvolvimento da personalidade e aquisição daquelas tantas qualidades requeridas a um profissional de sucesso. Nesse sentido, vivências no exterior são mais que bem-vindas”, acrescenta Edington.
Muito mais que freqüentar lugares específicos, a história pessoal de cada um é fundamental para o sucesso profissional. “Enxergar oportunidades, buscar boas instituições e abrir o corpo e a mente para vivenciar novas experiências são só o começo da história de quem deseja ter sucesso nos negócios”, conclui o especialista.
0 comentários :
Postar um comentário