Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 27 de outubro de 2012

A atriz e escritora Regina Maria Dourado, 60 anos, faleceu às 11h de hoje (27/10)


A atriz e escritora Regina Maria Dourado, 60 anos, faleceu às 11h de hoje (27/10), no Hospital Português, onde estava internada desde o último sábado (20/10). O velório, aberto público, ocorrerá a partir de hoje no Cemitério Jardim da Saudade, onde amanhã (28/10), às 16h, o corpo será cremado em cerimônia privada.

A atriz lutava contra um câncer de mama desde 2003, quando se submeteu a uma cirurgia para a retirada do primeiro nódulo. Depois de enfrentar tratamento à base de quimioterapia e radioterapia, conseguiu debelar a doença e voltou a atuar no teatro e na televisão.

Em 2010, descobriu um segundo nódulo na outra mama e submeteu-se à nova cirurgia para retirada da mama e dos gânglios axilares. No último ano, a atriz vinha enfrentando o tratamento com dificuldade, em função do quadro clínico debilitado pela evolução da doença.

Além da qualidade do seu desempenho como uma das importantes atrizes brasileiras contemporâneas, Regina Dourado deixa um significativo legado cultural para as novas gerações de atores. Apesar de interpretar papéis de destaque em produções do eixo Rio - São Paulo, ela soube preservar suas características regionalistas, evitando, com criatividade, a pasteurização de sotaque e estilo.

Nesse sentido, desenvolveu em sua sólida carreira uma identidade de atriz, cuja performance era não só reconhecida pela crítica especializada, como também amada pelo grande público. Encarnando na TV a tradição das grandes atrizes populares do cinema, Regina atraiu o carinho e a empatia do povo brasileiro e de Portugal (onde também é muito admirada). E, mesmo sofrendo durante toda a vida com a maratona de voos semanais, optou por residir na Bahia, onde sempre fez questão de participar de produções locais de teatro e vídeo.

Formada em Dança pela Universidade Federal da Bahia, Regina Dourado iniciou a carreira como atriz aos 14 anos, fazendo a sua primeira participação em TV como apresentadora do Jornal Hoje, à época veiculado pela TV Aratu. Pela Rede Globo de Televisão, atuou, sempre com destaque, em diversas novelas e séries, entre elas, Lampião e Maria Bonita, Pão Pão, Beijo Beijo, Roque Santeiro, Tieta do Agreste, Tropicaliente, Anjo Mau, O Rei do Gado, Explode Coração, Terra Nostra, Esperança, e América. Na Record, participou de Bicho do Mato (2006) e Caminhos do Coração (2007), seus últimos trabalhos em televisão.

No cinema, atuou inúmeros longas-metragens Espelho d'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco (2004), No Coração dos Deuses (1999), Corisco & Dadá (1996), Tigipió – Uma questão de Amor e Honra (1986) e O Baiano Fantasma (1984).

Em 2003, lançou o seu primeiro livro Quero Comer!!!, pela Ediouro, um divertido livro de receitas, no qual ensinava, com bastante humor, pratos variados da culinária regional. Seu último trabalho como atriz foi na peça A Paixão de Cristo, em 2012, dirigida pelo irmão, o diretor teatral Paulo Dourado, onde atuou como Maria, a mãe de Jesus.

Regina Dourado será sempre lembrada pela presença vibrante, forte personalidade e pelo sorriso positivo e contagiante.

A família agradece ao Hospital Português pelo atendimento que foi dispensado a Regina Dourado.


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑