O Bar do Firmino e Bar do Dinho, localizados no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foram eleitos Bares de Responsa pela comunidade. Os estabelecimentos ganharam reforma da Ambev, como premiação pela prática de não venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. O projeto faz parte do programa Jovens de Responsa da Ambev, realizado em parceria com a ONG Cipó, junto a jovens e comerciantes do bairro do Lobato, para transmitir mensagens sobre o consumo responsável de álcool. O trabalho desenvolvido já impactou diretamente 120 jovens e 1.600 indiretamente, em Salvador. Criado em 2010, o programa Jovens de Responsa trabalha com 18 ONGs em todo o país, sendo a Cipó e Projeto Axé as organizações parceiras na Bahia.
Os estabelecimentos foram indicados pelos moradores locais por adotarem a prática de não vender bebida alcoólica a menores de idade e orientar os clientes sobre o consumo consciente. Os bares ganharam reforma que conta com pintura, restauro na fachada, doação de mesas e cadeiras e demais acessórios. Durante a seleção, os participantes do Jovens de Responsa ouviram a comunidade, que votou nos estabelecimentos que mais incentivam o consumo responsável.

Por meio do Jovens de Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. O desenvolvimento dos projetos na comunidade é acompanhado de perto pela Ambev, para que sejam partilhadas as ações que estão sendo executadas e trocadas experiências.
A Ambev e o consumo responsável
Desde a sua criação, a Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável. No início dos anos 2000, foi a única companhia de bebidas a participar das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas.
Em 2003, foi lançado o Programa Ambev de Consumo Responsável, norteado pelas premissas da OMS e cujos pilares são conscientizar a população sobre os riscos de beber e dirigir e estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores. Ele traduz o compromisso da empresa com o uso responsável de seus produtos, que são feitos para momentos de celebração e descontração.
De lá pra cá, o tema está presente em diversas ações da Ambev. Entre as iniciativas mais recentes estão os programas Supermercado de Responsa, Bar de Responsa e Jovens de Responsa. O primeiro, em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, é uma iniciativa para evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país. Já o Bar de Responsa tem como objetivo conscientizar os donos dos estabelecimentos e estimulá-los a promover o consumo responsável – premiando aqueles que seguirem as melhores práticas. O Jovens de Responsa, desenvolvido em parceria de dezoito ONGs de todo o país, visa prevenir o uso abusivo do álcool e inibir o consumo por menores de 18 anos nas comunidades onde as organizações atuam. Assim como encontrar iniciativas de prevenção simples e eficazes para serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Todos esses programas têm como ícone o + ID, que simboliza todas as iniciativas da Ambev de combate à venda de álcool para quem não tem 18 anos.
Além desses programas, campanhas de conscientização, como o Motorista da Rodada, da Skol, e a “Regra é clara, menor de idade não pode beber”, da Brahma estrelada pelo ex-jogador Cafu, entre outras; doação de bafômetros ao poder público – já foram entregues mais de 90 mil aparelhos –; apoio a pesquisas sobre o assunto; engajamento de seus funcionários no Dia de Responsa; organização de seminário para debater a questão; entre outros exemplos também fazem parte do conjunto de iniciativas realizadas pela Ambev.
0 comentários :
Postar um comentário