Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Festival da criançada continua no mês das crianças



João e Maria, Os Nossos Saltimbancos, O Julgamento da Cigarra e da Formiga entre muitos outros, tomam conta da programação desse final de semana no Teatro Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho.

Durante todo o mês de outubro, sempre com quatro diferentes espetáculos a cada final de semana, aos sábados, domingos e feriados – pais e filhos, tios e tias, madrinhas e padrinhos – ainda poderão presentear os pequenos com verdadeiros clássicos da literatura infantil, que fazem parte do ‘FESTIVAL DA CRIANÇADA’, traduzidos no brilhante trabalho desenvolvido pelo ator e diretor Gil Santana e grande elenco, sempre aos finais de semana, no Teatro Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho, com sessões a partir das 15h até as 18h, sempre com quatro espetáculos diferentes para o público infantil que se amarra nos contos infantis e no universo de suas histórias.

Dia 20 de outubro

15h – JOÃO E MARIA

Dos irmãos Grimm

Adaptação e direção – Gil Santana

A aventura dos irmãos João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a esposa, decide largá-los na floresta porque a família não tem condições para mantê-los. No caminho pela floresta, João e Maria espalham migalhas de pão. As migalhas acabam por ser comidas pelos pássaros e com isso João e Maria acabam perdidos na floresta. Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planejava engordar as crianças para depois comer a sua carne. Enquanto João se alimentava e ia engordando, Maria trabalhava na casa para depois ser a próxima. Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam atirando-a para dentro do próprio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai e voltam para casa levando consigo provisões suficientes para o resto de suas vidas.

Elenco: Guilherme Guido Junior, Vivian Santana, Victor Fernandes, Nina Nunes, Rafael Samaia, Joice paixão, Raiane Borges

16h – OS NOSSOS SALTIMBANCOS

Adaptação livremente inspirada nos Saltimbancos e dos músicos de Bremen

Adaptação e direção – Gil Santana

A estória de quatro atores saltimbancos, que fazem teatro de rua e chegam a um teatro, lá eles resolvem contar para todos varias historias, e entre elas as dos “músicos de Bremen” “Os saltimbancos”, “Os 4 amigos” e vários outros espetáculos, o burro, o cão, a galinha e o gato, que se encontram numa estrada fugindo dos seus donos, resolvem juntos virar artistas e montar um espetáculo de teatro com a participação de todos presentes. Esse espetáculo é super interativo e conta com a participação de todos, despertando os encantos da infância.

Elenco: Gil Santana, Guilherme Guido Junior, Joice Paixão, Meire Ellen

17h - O JULGAMENTO DA CIGARRA E DA FORMIGA

Autoria e direção – Gil Santana

Dona cigarra é levada a julgamento pelo formigueiro. Todas as formigas a acusa de ser festeira e preguiçosa. Todos querem da a sua opinião. A cigarra ta certa ou errada em só cantar? No julgamento é descoberto que as formigas gostam de ouvir o canto da cigarra enquanto trabalha e tem até formiga que ajuda a cigarra no inverno. E agora? Cantar é trabalho? Aparece uma figura no julgamento que vai mudar todo o destino da cigarra e da formiga.

Elenco: Guilherme Guido Junior, Gil Santana, Nina Nunes , Victor Fernandes, Vivian Santana, Joice Paixão, Laís Almeida, Rafael Samaia, Raiane Borges , Selmo Jesus , Meire Ellen

18h - DEU A LOUCA NOS CONTOS DE FADAS

Autoria e direção – Gil Santana

Um contador de histórias bagunça com os contos de fadas e os personagens vivem as suas estórias de maneira engraçadas e divertidas, mostrando o que aconteceria com a modernização de algumas historias. O que aconteceria se Chapeuzinho Vermelho ao invés de ir pra casa da vovó, fosse dançar carnaval e enganasse o lobo que não passa de um bobo? Se os três porquinhos sendo atacado o tempo todo pelo lobo, resolvem viram os super heróis os PORQUEMONS? E Branca de neve cansada de morder maças, resolvem fugir da sua estória e virar escritora lança o livro de AUTO-AJUDA DA BRANCA DE NEVE? Para assim entra no reality show? E Peter Pan que voa desesperado procurando uma nova saída para sua vida? E a Cinderela que ao invés de deixar o sapato no baile acerta o sapato no príncipe, provocando assim um sono profundo nele? E a bela adormecida, não tão bela assim que vira a simpática adormecida, como acordará o príncipe? Essas e varias estórias contadas de forma engraçada e muito divertida.

Elenco: Guilherme Guido Junior, Gil Santana, Nina Nunes , Victor Fernandes, Vivian Santana, Joice Paixão, Laís Almeida, Rafael Samaia, Raiane Borges , Selmo Jesus , Meire Ellen

Dia 21 de outubro

15 h - A PEQUENA SEREIA

Hans Cristiaen Andersen

Adaptação e direção – Gil Santana

A pequena Ariel é uma sereia muito curiosa e sonhadora. Ela vive indo a superfície para ver as maravilhas do mundo dos homens. Numa dessas idas ela salva um jovem príncipe de um naufrágio. Nasce ai uma linda historia de amor. A bela sereia resolve que irá viver na terra como uma mulher normal. Par isso se desfaz de sua parte peixe procurando a terrível bruxa Ursula, que lhe pede em troca sua bela voz. Ariel passa então a ser uma bela jovem, mas sem voz. O príncipe não a reconhece, pois está obcecado pela linda voz que ouvira. Desesperada ela tem três dias para fazer com que o príncipe por ela se apaixone, senão ela virará espuma do mar.

Elenco: Guilherme Guido Junior, Gil Santana, Nina Nunes, Victor Fernandes, Joice Paixão, Vivian Santana, Meire Ellen, Selmo de Jesus

16 h – A CASINHA QUE FUGIU DE CASA

Texto e direção – Gil Santana

Uma casinha menina, está infeliz, pois tudo ao seu redor é só prédio, ao seu redor todas as casas, estão sumindo, perdendo as suas características . Ela então resolve procurar um lugar especial para morar. Um lugar a onde só existam casas. Ela termina assim vivendo uma grande aventura. Já pensou um espetáculo que alem de assistir você pode participar? Você pode viajar de barquinho junto com os personagens, você pode criar um cenário para o Senhor Moldura? Você pode aprender a dançar com o senhor gato, fazer teatro com dona casa moderna ? Ou quem sabe aprender cantigas de rodas com dona casa antigas? Ou então viajar de caravela e descobrir como foi descoberto o Brasil? Pois é assim esse espetáculo cheio de brincadeiras, de participação e de magia.

Elenco: Guilherme Guido Junior, Gil Santana, Nina Nunes, Victor Fernandes, Vivian Santana, Joice Paixão, Laís Almeida, Rafael Samaia, Raiane Silva, Meire Ellen.

17h - CINDERELA

De Charles Perraul

Adaptação e direção – Gil Santana

Cinderela é filha de um comerciante rico, que faleceu quando ela ainda era muito jovem. Ela foi então criada por sua madrasta malvada, e suas duas filhas, que a transforma em sua serviçal. Tendo que fazer todos os serviços domésticos - lavar, varrer, cozinhar - e ainda era alvo de deboches e malvadezas. Um belo dia é anunciado que o Rei irá realizar um baile no Castelo, para que o príncipe escolha sua esposa dentre todas as moças do reino. Todas as moças fossem pobres, altas, magras, feias ou bonitas, deveriam comparecer ao Grande Baile.

A madrasta de Cinderela sabia que ela era a mais bonita da região, então disse que ela não poderia ir, pois não tinha um vestido apropriado para a ocasião. Cinderela então costurou um belo vestido, feito de retalhos, mas muito bonito. Porém, a madrasta e as filhas rasgam o vestido. Muito triste, Cinderela Chora, e reza muito. Surge então a Fada-madrinha que usando sua varinha mágica, cria um lindo vestido e belos sapatinhos de cristal. Mas a moça deve voltar antes da meia-noite, ou toda a mágica iria se desfazer aos olhos de todos.Cinderela chega à festa como uma princesa. Estava tão bonita, que não foi reconhecida por ninguém. E o príncipe, logo se apaixona por ela. Despertando a inveja de todas.

Elenco: Guilherme Guido Junior, Gil Santana, Nina Nunes, Victor Fernandes.

18h - O CASAMENTO DE DONA BARATINHA

Conto popular português

Adaptação e direção – Gil Santana

Dona Baratinha vivia sonhando em se casar. Mas ninguém lhe queria namorar. Um dia ela arrumando sua casinha, achou um baú cheio de moedinhas. A noticia logo se espalhou. A baratinha famosa ficou. Toda alegre e feliz, ela se arrumou, com laços de fitas na cabeça e foi pra janela. Ela e logo começou a cantar: "Quem quer casar com a dona Baratinha, que tem fita no cabelo e tem dinheiro na caixinha?" Foi ai que começou a confusão, todos queriam agora com ela casar, passou o boi, o burro, o cabrito, mas todos eles com suas vozes estridentes, a sensível baratinha assustava. Já achando que não se casaria, aparece então o melhor partido da cidade, Dom Ratão, e com sua voz de ratinho conquista a linda baratinha. O casamento é marcado para dias depois. O banquete é organizado, doces, salgados e uma grande feijoada, feito pelo melhor chef do País, mestre Macaquê, renomado cozinheiro francês, contratado especialmente para a ocasião. Mas Don ratão muito guloso, antes de ir para o casamento, resolve provar um pouco da feijoada.

Elenco: Guilherme Guido Junior, Gil Santana, Nina Nunes, Victor Fernandes, Vivian Santana, Joice Paixão, Rafael Samaia, Raiane Silva, Laís Almeida, Selmo Jesus, Meire Ellen.



Serviço

O quê: Festival da Criançada

Local: Teatro Gil Santana no Caballeros de Santiago, Rua Praia da Paciência, Rio Vermelho

Preços: R$25 (Inteira) e R$ 12,50 (meia)

Informações: 71.3248-2917 www.teatrogilsantana.com ou gilsantana@uol.com.br

Realização: TGS Produções artísticas/Gil Santana


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑