.jpg)
Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Peter Pan e Branca de Neve e Os Sete Anões são algumas das atrações do festival, que tem início nessa sexta-feira, 12.
Aproveitando o clima de feriadão na cidade, quem sai ganhando são as crianças, por conta do Dia das Crianças. De 12 a 14 de outubro – e durante todo o mês de outubro, sempre com quatro diferentes espetáculos a cada final de semana – pais e filhos, tios e tias, madrinhas e padrinhos - presentearão os pequenos com verdadeiros clássicos da literatura infantil, que faz parte do ‘FESTIVAL DA CRIANÇADA’, traduzidos no brilhante trabalho desenvolvido pelo ator e diretor Gil Santana e grande elenco, sempre aos finais de semana, no Teatro Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho, com sessões a partir das 15h até as 18h, sempre com quatro espetáculos diferentes para o público infantil que se amarra nos contos infantis e no universo de suas histórias.
Nesse feriadão, o Dia das Crianças já começa nessa sexta-feira, 12, início do Festival da Criançada, com os espetáculos Os Três Porquinhos (15h), Chapeuzinho Vermelho (16h), Peter Pan (17h) e Branca de Neve e Os Sete Anões (18h). No sábado, 13, é a vez de Peter Pan e o Pássaro do Vento, O Peixinho Xexéu e a Gatinha Fifi, A Misteriosa Carta da Galinha Cocoroca Cocó e O Gato de Botas. No dia seguinte, domingo, 14, tem Cachinhos Dourados e Os Três Ursos, O Cavalinho que só cantava na chuva, A Cigarra e a formiga e O Princepezinho das Estrelas, o Pequeno Príncipe.
PROGRAMAÇÃO
Um festival de espetáculos para crianças, com quatro espetáculos diferentes a cada sábado e domingo, começando no feriado do dia 12 de outubro, em comemoração ao mês da criança do Teatro Gil Santana.
Dia 12 - Dia das crianças
15 h – OS TRES PORQUINHOS
Adaptação e direção – Gil Santana
Os três porquinhos se passa numa fazenda na entrada de uma floresta. Os porcos entram cantando, estão indo par a um pic nic , quando encontra o Caçador atrapalhado Chico Chicó , que lhes avisam que o Lobo mau fugiu do zoológico e está solto. Apavorados eles resolvem que tem que fazer alguma coisa para se protegerem, é quando aparece o Lobo mau e quase os devoram mais espertos eles fingem de desmaios e até atacam de Porkemon, heróis dos porcos, a onde eles aprenderam alguns gestos de karatê. Assim eles conseguem fugir, e resolvem que vão construir casas, o primeiro porco Heitor muito preguiçoso, resolve que vai fazer casa de palha, pois encontram seu palhinha e pega palha com ele. O Cícero, resolve fazer de madeira, também comprando madeira nas mãos de seu Palhinha, o terceiro porco, O Pratico,muito inteligente e serio e nada preguiçoso resolve que vai comprar tijolos e que vai construir sua casa com segurança mesmo que demore muito tempo. Assim eles constroem suas casas e o lobo aparece. Derruba a casa de palha, também a casa de madeira, mas não conseguem derrubar a casa de tijolos. Os dois irmãos pedem ajuda a Pratico que resolve que eles vão pegar o porco. Arma um plano e ai o lobo quando aparece e pego pelos porcos.
Elenco: Guilherme Guido Junior, Vivan Santana, Victor Fernandes, Nina Nunes, Gil Santana, Rafael Samaia e Selmo Jesus
16 h – CHAPEUZINHO VERMELHO
Adaptação e direção – Gil Santana
A Vovozinha de Chapeuzinho Vermelho está muito doente e sua mãe manda que ela leve doces para a Vovó. Só que no caminho a menina encontra o terrível Lobo Mau, que se passando por bonzinho, lhe ensina o caminho mais longe para a casa da sua avó. O Lobo, então, chega primeiro, come a vovozinha e fica esperando a chapeuzinho e os doces para comer de sobremesa. Mas o caçador está por perto da floresta.
Elenco: Guilherme Guido Junior, Gil Santana, Nina Nunes, Victor Fernandes, Vivian Santana, Raiane Borges.
17 h – PETER PAN - AVENTURAS
Adaptação e direção – Gil Santana
Peter Pan é um menino que vive na terra do Nunca com a fadinha Sininho e se recusa a crescer. Todas as noites ele sai em busca de novas aventuras e historias. Em uma dessas visitas ele perde sua sombra, e termina por conhecer Wendy e seus irmãos. Ele convida a todos para uma viagem para a Terra do Nunca. Assim começa uma nova aventura. Assim eles conhecem a ilha e toda a sua beleza. Se envolvendo com os índios, as sereias, os meninos perdidos e até os piratas, como o terrível Capitão Gancho, que prepara um plano para matar Peter Pan e todos seus amigos e finalmente se tornar o rei da Terra do Nunca.
ELENCO: Guilherme Guido Junior, Gil Santana, Nina Nunes, Victor Fernandes, Vivian Santana, Joice Paixão, Rafael Samaia, Raiane Borges , Selmo Jesus e Fernanda Boaventura.
18 h – BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
Dos irmão Grimmn
Adaptação e direção – Gil Santana
A historia da bela menina branca como a neve, cabelos pretos como a noite e boca vermelha como o sangue, que com sua beleza desperta a fúria e a maldade de sua madrasta malvada, que quer matá-la . Branca com a ajuda do caçador foge para a floresta e encontra sete Anões amigos dispostos a ajudá-la. Mas a Rainha malvada logo descobre pelo espelho mágico que ela está viva e disfarçada de velhinha, começa a vender maças envenenadas. Só um príncipe poderá salvá-la.
Elenco: Gil Santana, Fernanda Boaventura, Laís Almeida, Rafael Samaia, Guilherme Guido Junior, Vivian Santana, Joice Paixão
Dia 13 de outubro (Sábado)
15 h – PETER PAN E O PÁSSARO DO VENTO
Autoria e direção – Gil Santana
O Capitão Gancho ouvindo as historias dos piratas, descobre que existe um pássaro que pode ajudá-lo a vencer Peter Pan e se tornar o rei da Terra do Nunca. Na caça pelo pássaro, ele prende Peter Pan e descobre um verdadeiro tesouro, mas tem que enfrentar um terrível pirata chamado Barba Negra. Na luta contra o pirata ele conta com a ajuda de um pirata, que na verdade é uma bela mulher. Completamente apaixonado pela bela moça, ele nem desconfia que ela seja a sininho que fez uma mágica e está encantada. Só que Gancho descobre o segredo. Presos e ameaçados pelos piratas, eles só poderão ser salvos pelo pássaro do vento.
Elenco: Victor Fernandes, Raiane Borges, Guilherme Guido Junior, Nina Nunes, Joice Paixão, Selmo Jesus, Vivian Santana, Rafael Samaia
16 h – O PEIXINHO XEXEU E A GATINHA FIFI
Autoria e direção – Gil Santana
O peixinho xexéu vive no mar com sua mãe, uma cantora de operas. O seu grande sonho é conhecer o mundo dos homens. Isso acontece, quando a sereia,rainha do mar, manda que ele encontre a caixinha que purifica as águas da poluição. Ele vem para a terra e começa a ver que o mundo não é exatamente o que ele sonhava e conversava com sua amiga nuvem. Assim como no mar, a Terá, a Floresta está preocupada com a poluição e sofrendo suas conseqüências. Disposto a cumprir a sua missão, ele em sua aventura, se deixa encantar com a gatinha Fifi, que está disposta a ajudá-lo. Só que eles terão que enfrentar o terrível Zé gatão e sua banda de gatos que querem pegar o peixe para almoço. Só a nuvem vaporosa poderá salvar o peixinho.
Elenco: Gil Santana, Vivian Santana, Raiane Borges, Nina Nunes, Victor Fernandes, Rafael samaia, Selmo de Jesus, Joice Paixão
17h – A MISTERIOSA CARTA DA GALINHA COCOROCA COCÓ
Autoria e Direção – Gil Santana
Na fazenda Vale feliz todos vivem tranqüilamente até que dona Cocó, uma das galinhas mais queridas recebe uma estranha carta. Curiosos, todos querem ver o que tem dentro da carta. Mas, Cocó cuida da carta como se fosse um filho, ou um ovo. Os bichos fazem de tudo para conseguir a carta. Se associam a AFU (associação dos fofoqueiros unidos ), inventam até um partido político o TCC (toma conta da carta), mas dona cocó continua irredutível.Aparece até o galo feiticeiro da fazenda, muito malvado, que também quer a carta. Mesmo apavorada ela não lhe dá a carta. Surge então Coqueluxo, a irmã de Cocó, que virou estrela de cinema e trabalha na Tv, disposta a conseguir ver a carta. O galo feiticeiro se disfarça de empresário, mesmo assim não consegue. Todos aprontam poucas e boas e não conseguem .Quando acham que a carta sumiu, que não vão conseguir ver a carta, dona cocó mostra a carta para as crianças, a onde tem uma grande revelação e é descoberto o mistério.
Elenco: Laís Almeida, Gil Santana, Guilherme Guido Junior, Joice Piaxão e Raiane Borges
18 h – O GATO DE BOTAS
De Charles Perrault
Adaptação e direção – Gil Santana
Um velho moleiro, antes de morrer, resolve dividir tudo o que possui com seus filhos. O primeiro fica com um moinho, o segundo com um burro e o terceiro com um gato. Todos ficaram muito contentes, menos o Pedrinho, que ficou com o gato. Só que o gato, era um gato especial e diferente, muito astuto e inteligente, ele transforma o menino num famoso marques, que com a filha do rei irá se casar. Mas a chegada de um terrível gigante no reino pode atrapalhar os seus planos. Nesse espetáculo as crianças interagem com os atroes virando camponeses, pastores e até enfrentando o terrível gigante Ferrabrás
Elenco: Guilherme Guido Junior, Gil Santana, Nina Nunes , Victor Fernandes, Vivian Santana, Joice Paixão, Rafael Samaia, Raiane Borges Selmo Jesus, Meire Ellen
14 de outubro de outubro (Domingo)
15 h - CACHINHOS DOURADOS E OS TRES URSOS
Adaptação e direção – Gil Santana
“Cachinhos dourados e os Três Ursos” é uma história que teve sua origem no folclore europeu. Sua primeira versão publicada, ocorreu em 1837 pelo poeta Robert Southey . Desde então, a história ganhou inúmeras versões. Era uma vez, uma família de ursinhos; o Pai Urso, a Mãe Urso e o Pequeno Urso. Os três moravam numa bela casinha, bem no meio da floresta. Certa manhã, ao se levantarem, Mamãe Urso fez um delicioso mingau, como era decostume. Porém, o mingau estava muito quente. Sendo assim, saíram para dar uma voltinha juntos pela floresta, enquanto o mingau esfriava. Enquanto eles estavam fora, apareceu por ali uma menina de cabelos loiros cacheados, que era conhecida como Cachinhos Dourados. Ela morava do outro lado da floresta e tinha o mau hábito de sair de casa sem avisar seus pais. Assim, ao perceber que a porta estava apenas encostada, resolveu entrar. Ao entrar, se deparou com uma mesa que havia três tigelinhas de mingau. Provou então, o mingau das tigelas. Após comer o mingau, encontrou três cadeiras, como estava muito cansada, resolveu sentar-se. Achou a primeira cadeira muito grande, a cadeira do meio, desconfortável, a cadeirinha menor e quebrou. Encontrou um quarto com três caminhas. Deitou-se na menor e acabou pegando no sono. Enquanto ela dormia, os ursinhos voltaram do passeio.
Elenco: Guilherme Guido Junior, Gil Santana, Nina Nunes, Victor Fernandes, Laís Almeida, Vivian Santana
16 h – O CAVALINHO QUE SÓ CANTA NA CHUVA
Autoria e direção – Gil Santana
O cavalinho Cazuza faz uma promessa que só cantará novamente quando chover no sertão, pois quer cantar na chuva. Só que nunca chove e ele vai ficando cada vez mais triste. O Sol, o Mandacaru , Até o pássaro Carcará , pedem que ele cante, pois o canto do cavalo é muito bonito e alegre, mas ele nunca mais cantou deixando todos tristes. O violeiro então manda que ele procure a Bruxa do Sertão e ela o ajudará a chegar até a chuva. Louca pra se casar, Bruxa, acha que o canto do cavalo é encantado, resolve com seu espelho e caldeirão ajudar o cavalinho A partir daí vários personagens, aparecem no caminho do cavalo, como o Vento, ônibus, o trem, o navio e até o avião, ajudando ele a chegar ao céu, no Setor Celestial da Chuva, Mas logo ele descobre que a Chuva está de férias. Voltando para o sertão acontece o inesperado é chegada a chuva e Cazuza pode finalmente cantar feliz. Um espetáculo vibrante, com signos do nordeste e personagens que fazem parte do folclore brasileiro. Esse espetáculo terminou virando livro. Por sua originalidade e fantasia.
Elenco: Gil Santana, Guilherme Guido Junior, Vivian Santana, Victor Fernandes, Nina Nunes, Rafael Samaia, Joice paixão, Raiane Borges
17h – A CIGARRA E A FORMIGA
De Jean de La Fontaine
Adaptação e direção – Gil Santana
A chegada de uma cigarra que não quer saber de trabalho e só de cantar, incomoda as formigas que trabalham o tempo todo. Mas chega o inverno e a cigarrinha descobre que não tem nenhuma comida. Resolve então pedir ajuda no formigueiro. Mas a formiga não está disposta a ajudar.
Elenco: Guilherme Guido Junior, Joice Paixão, Vivan Santana, Victor Fernandes, Nina Nunes, Gil Santana, Laís Almeida, Rafael Samaia e Selmo Jesus.
18h - O PRINCIPEZINHO DAS ESTRELAS, O PEQUENO PRINCIPE
Inspirado livremente no Pequeno príncipe de Antoine Saint Exuperry | Adaptação e Direção - Gil Santana
A história de um principezinho que encanta e faz sonhar crianças e adultos, em viagem por todo o mundo. Ao sair pelo universo em busca de conhecimentos, ele descobre as mais divertidas e exóticas criaturas. Todas representando a dificuldade de se encarar a vida como um adulto. Cada um destes personagens aponta o homem moderno: o viciado em trabalho, em poder, dinheiro, bebida e conhecimento. E, diante dessas pessoas, ele compreende que com o passar do tempo, deixamos de ver as coisas com os olhos de uma criança, e nos tornamos extremamente complexos e “estranhos”. Sentindo-se cada vez mais solitário, chega ao planeta Terra, onde encontra um amigo e descobre a importância da amizade e do afeto e grandes ensinamentos de uma criança, assim ele descobre que precisa fazer os adultos lembrarem-se da mágica e inocência da infância.
Elenco: Guilherme Guido Junior, Gil Santana, Nina Nunes, Victor Fernandes, Vivian Santana, Rafael Samaia, Selmo Jesus , Joyce Piaxão, Meire Elen , Raiane Borges.
Serviço
O quê: Festival da Criançada
Local: Teatro Gil Santana no Caballeros de Santiago, Rua Praia da Paciência, Rio Vermelho
Preços: R$25 (Inteira) e R$ 12,50 (meia)
Informações: 71.3248-2917 www.teatrogilsantana.com ou gilsantana@uol.com.br
Realização: TGS Produções artísticas/Gil Santana
0 comentários :
Postar um comentário