Grupo formado por deficientes intelectuais e por artistas da comunidade apresentam espetáculo de dança e música com o patrocínio da Bahiagás.
A Opaxorô Companhia de Dança Percussão e Teatro da Apae Salvador estreia hoje (27/11) às 19h o projeto Caravana de Inclusão, com o espetáculo “O Malandro” no Teatro dos Correios, Paulo VI - Pituba. Com o patrocínio da Bahiagás o projeto Caravana da Inclusão tem como proposta cênica levar a cultura inclusiva para o palco, apresentando o rico encontro da diversidade, mostrando o talento e o protagonismo da pessoa com deficiência. Os espetáculos reúnem canções música popular brasileira, lendas africanas e faz um passeio pelo folclore e tradições nordestinas.
O Malandro – 27/11 às 19h
A montagem é inspirada na obra “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque. O Malandro conta a história da boêmia, dos amores, da poesia e da malandragem na década de 40, enfatizando o triangulo amoroso entre Beatriz, uma jovem de família tradicional e Jack, um galã contrabandista, chefe de um bando de malandros e Dolores, a cafetina dona do mais famoso bordel da época. A trama vem recheada com personagens envolventes como as vedetes do bordel, os malandros comparsas de Jack, a mãe de Beatriz e o delegado Zack (Zacarias), apaixonado por Dolores e amigo de Jack.
Contando Histórias – 28/11 às 19h
O musical faz um passeio pelos ritmos nordestinos, como o maracatu, o frevo, o coco, o samba reggae e o samba de roda. Premiado pelo edital Além dos limites, da Funarte no ano de 2006, o show foi apresentado no Rio de janeiro, em outubro de 2006, na Sala Sidnei Müller e em novembro do mesmo ano, fez uma curta temporada no Teatro Sesc/Senac Pelourinho. Em 2009, o espetáculo integrou o Projeto Caminhos da Arte da Prefeitura Municipal de Salvador, sendo apresentado em 20 Escolas da Rede Municipal de Ensino.
Orquestra de Atabaques – 29/11 às 19h
Conta a história das diferentes etnias que vieram da África formando o povo brasileiro, dando ênfase às músicas sagradas e profanas que reverenciam o candomblé, por meio do toque dos atabaques. Ao todo foram selecionadas 20 músicas populares, que contam as lendárias histórias de Exu, Ossaim, Oxumaré, Logun Edé e Nana, tendo como principal acompanhamento instrumental o atabaque. As cerimônias litúrgicas do candomblé são acompanhadas por três tipos de atabaques: Rum, Rumpi e Lê.
O Grupo
A Opaxorô Cia de Dança e Percussão, apresenta em seu histórico uma série de espetáculos que une a dança e a música com o objetivo de desenvolver o potencial artístico das pessoas com deficiência intelectual, promover a convivência com a diversidade e a integração social. Por conta disso, o grupo é formado, por pessoas com e sem deficiência.
Tendo no repertório espetáculos como: Bahia Cantos e Encantos; Contando Histórias, Filhos da Bahia e Orquestra de Atabaques que mesclam o uso da dança e da música. Os trabalhos realizados pelo grupo são fruto dos 44 anos de existência da Apae, que ao longo desse tempo vem abrindo caminhos para a inclusão da pessoa com deficiência nas diferentes esferas e segmentos da sociedade.
Serviço
O que: Caravana da Inclusão
Quando: 19 e 20 de novembro
Onde: Teatro CDL
0 comentários :
Postar um comentário