Maior festival de teatro de bonecos do País acontece até amanhã (25)
Após estrear em Salvador, de quarta a sexta, no Teatro Jorge Amado, com sessões lotadas de espetáculos internacionais, entre eles o Sombras de Mão, da companhia japonesa Kakashi-za, ontem (23), o SESI Bonecos do Mundo, o maior festival de teatro de bonecos do País, chega neste sábado (24), a partir das 16h30, ao Jardim de Alá. Uma das apresentações mais esperadas é a da banda Pato Fu, que traz à capital baiana o show Música de Brinquedo, no qual são reproduzidos, em arranjos originais compostos com instrumentos de brinquedo e instrumentos do universo da musicalização infantil, conhecidas canções do repertório pop nacional e internacional.
Em nove palcos, 12 espetáculos serão apresentados hoje, entre eles a performance/desfile Torres Andantes, com nove carros alegóricos em formato de altas torres, com mais de quatro metros de altura, transportando bonecos, alienígenas, animais e personagens de contos de fadas, atiçando a imaginação de crianças e adultos.
Outros destaques deste primeiro dia do SESI Bonecos do Mundo no Jardim de Alá são o espetáculo Manoviva, do grupo italiano Girovago & Rondella, construído inteiramente com o uso das mãos, apresentando sem palavras um circo em miniatura; o Circo dos Fios, da companhia russa Viktor Antonov, no qual um único ator de manipulação de marionete conta a história de um pequeno circo, onde o alegre palhaço apresenta números circenses tradicionais; e a exposição Autômatas – Arte que Imita a Vida, do grupo mineiro Giramundo, que apresenta uma coleção de bonecos automáticos, movidos por sistemas mecânicos elétricos ou manuais, que são capazes de criar movimento, produzindo a ilusão de vida.
Unindo inovação e tradição, o grande festival cultural ainda rejuvenesce e reescreve a tradição do mamulengo, através de ateliês com mestres da arte, mantida com força até hoje em estados como Pernambuco, através do trabalho de pessoas como o Mestre Zé Di Vina, conhecido como o mais vigoroso e fértil mestre mamulengueiro da atualidade. Além dele, estarão presentes Mestre Chico Simões (Distrito Federal), Valdeck de Garanhuns (pernambucano radicado em São Paulo) e Mestre Tonho de Pombos (Pernambuco), de acordo com a programação completa em anexo.
Vale destacar que as montagens sempre prezam pela democratização do acesso à cultura. Além de gratuitos, todos os espetáculos contarão com audiodescrição e tradução simultânea em libras. A programação completa, fotos, vídeos e outras informações podem ser conferidos no site www.sesibonecos.com.br.
SERVIÇO:
Sesi Bonecos do Mundo
21, 22 e 23/11, Teatro Jorge Amado, apresentações às 19h e 21h
24 e 25/11, Jardim de Alá, das 16h30 às 20h30
Entrada Franca





0 comentários :
Postar um comentário