confirmada nesta quinta-feira (13), através do Ministério da Agricultura, que os governos da China e da África do Sul também decidiram suspender as importações de carne bovina brasileira,
O Japão também anunciou restrições à importações de carne bovina do Brasil em virtude do comunicado feito semana passada sobre a ocorrência de um caso considerado não-clássico da enfermidade Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também conhecida como "doença da vaca louca", em uma fêmea que morreu em 2010 em uma fazenda no Paraná.
Segundo o ministério, até o momento, Japão, China e África do Sul foram os únicos países que comunicaram oficialmente ao governo brasileiro restrições à carne bovina brasileira.
O governo brasileiro informou que enviará missões oficiais para os três países esses países e que está intensificando os contatos com os maiores importadores para esclarecer o caso não-classsico de EEB. "O rebanho brasileiro é de qualidade, o sistema veterinário brasileiro é um dos melhores do mundo e em breve as negociações serão normalizadas”, disse, em nota, o secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques.
A Agricultura informou que a suspensão temporária comunicada pela China não envolve Hong Kong, segundo maior comprador do produto brasileiro. O maior comprador da carne bovina brasileira é a Rússia, que respondeu por 22,5% das exportações brasileiras no acumulado até outubro.

0 comentários :
Postar um comentário