A comitiva composta pelo ouvidor-geral da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), Bruno Teixeira, do diretor de Políticas Temáticas da Criança e Adolescente da SDH, Luís Otávio Daloma, e do membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Yulo Oiticica (PT) - que acompanhará o restabelecimento da guarda das crianças de Monte Santo, nesta quarta-feira (19) - se reuniram nesta segunda (17), no gabinete do parlamentar para acertar os últimos detalhes para o cumprimento da decisão.
De acordo com Bruno Teixeira, o mandato do deputado Yulo foi fndamental neste processo. “Yulo se tornou o nosso interlocutor entre os governos federal, estadual, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA) e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA) por que já acompanhava o caso, além de ser uma referência na luta dos direitos humanos no estado. Nesta terça-feira (18), embarcaremos para Monte Santo para ajudar nesta transição. As crianças chegam quarta, pela manhã. Não divulgamos o horário exato para resguardar a família”, frisa.
A SDH, em parceria com o Ceca e Cedeca, apresentaram uma proposta de acolhimento provisório, ao Judiciário que foi acatada. As crianças estão acompanhadas da mãe Silvânia e desde a determinação do juiz Luiz Roberto Cappio, de Monte Santo, as cinco crianças ficaram no espaço provisório, no período de 15 dias, onde receberam acompanhamento psicológico para se readaptarem ao convívio com os pais biológicos. Segundo Luís Otávio Daloma, Silvânia viajou para São Paulo e desde então acompanha os filhos." A nótícia do retorno foi dada a toda família, o que deixou todos super felizes".
“Finalmente as crianças retornarão para o seu verdadeiro lar. O lugar delas é no colo da mãe, ao lado da família. Não podemos mais permitir que nenhuma autoridade se sinta no direito de retirar os filhos de seus pais por serem pobres”, avalia Yulo Oiticica.

0 comentários :
Postar um comentário