Até o dia 24 de fevereiro de 2013, o Solar Ferrão abriga a exposição Carnaval Negro Baiano, uma criação do bloco Cortejo Afro. O público poderá conferir, a partir da indumentária, a produção dos blocos e afoxés de Salvador desde a década de 1970 aos dias atuais. A visitação, gratuita, é de terça-feira a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.
Serão apresentadas fantasias de vários blocos que compõem o segmento afro do Carnaval baiano, dentre eles Obá Laiyê, Puxada Axé, Zambiapombo, Unzó de Obá Xireê, Obadudu Agoyê e Afoxé Pai Burukô, representantes de diferentes nações africanas que contribuíram para afirmação da identidade negra no Carnaval.
Também estarão presentes na exposição os tradicionais e conhecidos blocos afros Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Muzenza, Cortejo Afro e o afoxé Filhos de Gandhy. A exposição é uma realização do Cortejo Afro e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com o apoio da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

0 comentários :
Postar um comentário