Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Não deixe de ler isso! GOLPE DO AMOR pode acabar com você!

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Rede TecCiencia é destaque em congressos no Brasil e Portugal

Coordenadores do projeto EducanDow apresentam artigos na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Lisboa


Os resultados do TecCiencia, uma rede social criada com software livre cujo objetivo é melhorar a formação de professores e o desempenho dos alunos da 8ª e 9ª séries da Unidade Escolar do Sesi (Serviço Social da Indústria), em Candeias, serão apresentados em congressos nas cidades do Rio de Janeiro e Lisboa.
O TecCiencia faz parte do projeto EducanDow, uma parceria entre a Dow Brasil e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde 2009, quando foi criada, a rede já atendeu cerca de 320 adolescentes, com idade média de 13 a 15 anos.
Coordenadora geral do EducanDow, a professora Débora Abdalla apresenta artigo durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação, que acontece até 30 de novembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
As professoras Amaleide Lima, coordenadora pedagógica, e Anna Friedericka, coordenadora em informática e educação, irão participar do II Congresso Internacional de TIC e Educação, na Universidade de Lisboa, nos dias 30 de novembro, primeiro e dois de dezembro de 2012.
“A participação nesses congressos significa o reconhecimento de que o uso das tecnologias deve ser a base estruturante para aprendizagem e não uma mera ferramenta de apoio, como normalmente se percebe nas escolas”, afirma a professora do departamento de Ciência da Computação da UFBA, Débora Abdalla.
A rede funciona como uma plataforma de aprofundamento de conhecimentos, através da qual os alunos podem colocar em prática as pesquisas realizadas dentro e fora do ambiente escolar. Com o TecCiencia, é possível que os estudantes criem perfis para tratar dos mais diversos temas, podendo interagir com outros integrantes da rede, como ocorre com o Facebook, por exemplo.
“A perspectiva de ‘sala de aula’ em rede representa mudança nos paradigmas educacionais, por possibilitar um trabalho docente no qual todas as matérias estão dispostas em forma de comunidade, com uma dinâmica de interação semelhante ao que ocorre em outras redes sociais”, destaca Amaleide Lima.
Resultados
A página web do ambiente TecCiencia já alcançou a marca de vinte mil visitas mensais. O monitoramento começou a ser feito em março de 2011, através do Google Analytics, que é uma solução de análise de uso das páginas web que fornece uma ótima visibilidade do tráfego e do alcance das informações veiculadas no website.
Em 2011, o TecCiência se consolidou como ambiente de aprendizagem dos alunos e organização didática dos professores, além de produzir conteúdos digitais articulados com o campo experimental, através de um laboratório móvel integrado aos softwares educacionais. Desde abril do ano passado, ocorreram mais de 230 mil visitas. Há mais de 900 usuários cadastrados e existem cerca de 160 comunidades.

TI Bahia

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑