Ecoturismo, turismo náutico, turismo de base comunitária e novos empreendimentos turísticos. Esses são alguns assuntos a serem abordados no evento Diálogos Sustentáveis, que tem como tema “Desenvolvimento do Turismo Sustentável da Ilha de Itaparica”. O evento acontece amanhã (14), às 9h, na biblioteca Juracy Magalhães Junior, em Itaparica.
Segundo o presidente da PRÓ-MAR, Zé Pescador, a Ilha de Itaparica carece de eventos que discutam amplamente temas de grande relevância para a comunidade local, como o turismo. E a proximidade de relevantes eventos esportivos foi o incentivo que faltava para um bom debate. “Estamos diante da realização da Copa das Confederações e Copa do Mundo no Brasil. Obviamente a Ilha de Itaparica será um dos alojamentos escolhidos pelos turistas. Mas será que estamos preparados para recebê-los?”, indagou o gestor da ONG, que está organizando o evento.
Ainda segundo Zé Pescador, só existe na região um empreendimento turístico cinco estrelas, que é o Club Med. “Há trinta anos, o Club Med estava se instalando na Ilha de Itaparica. Desde então, nenhum outro empreendimento turístico deste porte foi implementado na região. A falta de atrativos, assim como a dificuldade de acesso, tem afastado estas iniciativas, assim como o próprio turista”, concluiu o ambientalista, ressaltando que este é um momento oportuno para um bom diálogo acerca desse assunto.
Diálogos Sustentáveis
O “Diálogos Sustentáveis” é um ciclo de debates que tem por objetivo aprofundar o conhecimento de líderes empresariais, gestores públicos e sociedade civil a respeito de diferentes vertentes relacionadas à sustentabilidade. Além disso, serão reveladas as oportunidades e benefícios à disposição de empresas que incorporam a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nos seus negócios.
Esta iniciativa visa articular e fortalecer a rede dos diversos atores sociais (governo, empresas e sociedade civil), envolvidos em ações para o desenvolvimento sustentável da Baía de Todos os Santos (BTS), em especial a Ilha de Itaparica.
O evento, que vai reunir gestores municipais, estaduais e federais, empresários, comunidade científica e sociedade civil organizada, é uma realização da Organização Socioambientalista PRÓ-MAR, com o patrocínio do SEBRAE, CL Transporte Marítimo, Cetrel e Instituto Otaviano Almeida Oliveira, e conta com o apoio do Observa Baía e Club Med Itaparica.

0 comentários :
Postar um comentário