Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cartunista e designer Nildão promove big festa para lançar "Drops Pops"


O cartunista e designer Nildão promove big festa para lançar "Drops Pops", seu décimo sexto livro. Será sábado, dia 26 de janeiro, a partir das 22 horas no Póstudo, Rua João Gomes n° 87, no Free Shop, Rio Vermelho. A animação fica por conta de DJ Roger N' Roll, o ingresso custa 30 reais e dá direito a um exemplar do livro.

“Drops Pops” é um livro gráfico, em preto e branco com pitadas de vermelho, que brinca com os ícones universais da cultura pop. De Bob Marley a Fernando Pessoa, de Michael Jackson a Hitler, todos são tratados e digitalmente modificados através da lente do humor sutil e perspicaz do autor.

A obra, em formato postal e capa dura é divida em seis capítulos: na primeira parte, denominada “Que Figura”, Nildão apresenta figuras pops como Bob Marley, Pelé, Einstein e Freud com pequenas modificações, fusões ou transformações no intuito de provocar o riso. Na segunda parte “Figurinha premiada” o autor nos brinda com imagens de personagens simpáticos e super conhecidos como Chaplin, Tarzan, Spirit e outros em situações leves e cômicas.

Em “Figurão”, terceira parte do livro as “personas non gratas” da humanidade como Hitler, Pinochet e outros são exibidas de forma ácida e inusitada. Em “Figurantes”, quarta parte de “Drops Pops”, o autor aborda o universo da propaganda, criando falsos anúncios para personagens como Drácula, Adão e Eva dentre outros. Na quinta parte do livro, “Figurados”, Nildão associa textos às imagens, resultando num conjunto de bem humorados enunciados. Em “Figurarias”, capítulo final do livro o autor nos brinda com imagens gráficas de alto contraste que por si só, são instigantes.

Enfim, “Drops Pops” re-inventa e recicla uma vasta iconografia universal e de domínio público, dando um toque de leveza e non sense as personalidades, na intenção de nos fazer rir e refletir sobre esse vasto painel visual da história da humanidade.

Dez livros lançados - Em dez anos seguidos, Nildão lançou dez livros em animadas festas dançantes no Rio Vermelho. O que une todos eles é o humor sutil, matéria-prima que o artista utiliza nos seus mais variados suportes. De nanodelicadezas a falsos logomarcas, de cartuns não verbais a anúncios fictícios o afiado e delicado humor de Nildão continua atual e a serviço da não paranóia, estado de espírito pouco cultivado nos dias de hoje. Todos os livros lançados nesse período estão à venda no site autoral: nildao.com.br

Nildão como cartunista publicou em 1980 o livro "Me segura qu'eu vou dar um traço", em 88 lançou o livro "Bahia - Odara ou desce", em 89 colocou no mercado o livro de grafites "Quem não risca não petisca", em 98 lançou "Ivo viu o óbvio" além do flip-book  "Capoeira Ligeira" realizado em parceria com o fotógrafo Aristides Alves. Em 2001, foi a vez do livro de cartuns  "É duro ser estátua". Em 2003 lançou "Poesia - Remédio contra azia", sua primeira experiência no gênero, em 2005 lançou "Colíricas", em 2006 colocou nas ruas "O sol nasce para toldos" além da coleção de postais "São será o Benedito e outros santos geneticamente modificados" criada em parceria com Renato da Silveira.

Em 2007 publica "Borboletras" mais um trabalho composto de pequenos textos e nanodelicadezas. Em 2008 Nildão nos brinda com o livro "Penso, Logotipo" uma brincadeira divertida com as imagens e os ícones de nosso tempo, em 2009 retornou ao cartum através do livro de cores intensas:  "Quem pode pódio",  em 2010 voltou ao formato de pequenos textos com "as transparências enganam” e em 2011 colocou na praça "na ponta do lapso" livro de humor com provocações visuais e em 2012 lançou “Alegria Passa-e-Fica”.

Nildão já ganhou inúmeros prêmios em Salões de Humor além de ser premiado no meio publicitário com a vitoriosa campanha de cartuns feita para a Bahiatursa que o levou a participar como concorrente do Festival de Cannes. Teve poemas selecionados para o projeto Mídia Poesia 1 e 2, veiculado pela Rede Bahia e uma das frases do livro "Poesia-Remédio contra Azia" serviu de tema para o programa "Saia Justa", na época apresentado por Rita Lee, Marisa Orth, Mônica Waldvogel e Fernanda Young. Atualmente Nildão publica um trabalho mensalmente no site de design Agitprop.

"Drops Pops"" e os demais livros de Nildão podem ser encontrados na Pérola Negra (Canela) e na Mídialouca (Rio Vermelho). Contatos: newdao@ig.com.br Tel. 3240 5231

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑