Além de dinamizar as alternativas de lazer para a população, o ‘Aleluia Ilhéus Festival’ está sendo formatado como produto capaz de atrair anualmente um grande número de visitantes, oriundos de várias partes da Bahia e do Brasil, para consolidar o município como destino turístico, no feriado da Semana Santa. A primeira edição do evento, promovido pela Prefeitura Municipal e a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), vai ocorrer nos próximos dias 28 (Quinta-feira Santa) a 31 deste mês de março (Domingo de Páscoa), na Avenida Soares Lopes, com diversas manifestações culturais, como dança, música, teatro, literatura, gastronomia, artes plásticas e apresentações circenses, além de estandes de negócios e produtos agrícolas.
As atrações musicais do ‘Ilhéus Aleluia Festival’, que se apresentarão em um palco montado no Centro Histórico, numa área entre o mar e a tradicional Praça Dom Eduardo (onde ficam os famosos Bar Vesúvio, a Catedral de São Sebastião e próximo à Casa de Cultura Jorge Amado), conta com alguns dos principais nomes da cena artística nacional, incluindo ícones da música religiosa, como o padre Fábio de Mello, e da música popular, a exemplo do grupo Roupa Nova.
Nos dois primeiros dias, as atrações musicais terão um apelo mais religioso. Na noite da Quinta-feira Santa, haverá a apresentação do padre Fábio de Mello; já na Sexta-feira da Paixão, 29, o público vai conferir a apresentação da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos e de outros grupos de música orquestrada. Nos dois dias, o horário das apresentações será compatibilizado com a programação da Diocese de Ilhéus, que está comemorando este ano o seu Centenário de fundação. No sábado, dia 30, e no domingo, dia 31, as noites serão repletas de atrações musicais, tendo como destaques o Roupa Nova (sábado) e o grupo O Teatro Mágico (domingo).
O presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Marco Lessa, afirma que com o evento, o município estará dando um passo significativo para aumentar o fluxo de visitantes durante a Semana Santa, maximizando, também, as alternativas de cultura e lazer. “É fundamental consolidarmos este evento com o objetivo de reforçar a imagem de Ilhéus como destino durante a Semana Santa. Pensando nisso, teremos, já em 2014, uma grande encenação da Paixão de Cristo”, garante o presidente da Atil.
Abertura e estandes
A abertura oficial do evento vai acontecer já na quarta-feira, dia 27, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães (Avenida Soares Lopes), com uma solenidade e também o início do Seminário ‘Floresta de Chocolate’, com a palestra ‘Cidades Anfitriãs’, proferida pelo professor da Escola Superior de Hotelaria de Gramado, Geraldo Castelli. Uma segunda palestra será proferida na quinta-feira (28), a partir das 8h30min, sobre “A experiência do enoturismo no Rio Grande Sul” por Juarez Valduga, sócio-proprietário da Casa Valduga, uma das maiores vinícolas do país.
O Aleluia Ilhéus terá vários estandes, que vão destacar diversos segmentos, como negócios, artes plásticas e artesanato. No espaço de artes integradas, o público poderá conferir manifestações de música, artesanato, artes cênicas e artes plásticas. Já no estande montado pela EBDA, o evento será enriquecido com uma grande exposição de produtos agrícolas, tendo como foco, também a agricultura familiar. A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), também estará presente com o estande “Do cacau ao chocolate”, no qual mostrará como é, ao vivo, todo o ciclo da cacauicultura, desde a planta até a transformação das amêndoas em produtos da indústria chocolateira.
Fonte portalsuldabahia
0 comentários :
Postar um comentário