Para celebrar a Semana Santa, o município de Ilhéus, localizado a 462 quilômetros de Salvador, realiza o Aleluia Ilhéus Festival, de 28 a 31 de março, na Avenida Soares Lopes. O evento promete movimentar a Costa do Cacau, reunindo diversas manifestações culturais, como dança, música, teatro, literatura, gastronomia, artes plásticas e apresentações circenses, além de estandes de negócios e produtos agrícolas. A festa será comandada por atrações como o padre Fábio de Melo e o grupo Roupa Nova.
Projetado em um espaço de dois mil metros quadrados, o Aleluia Ilhéus Festival será montado em uma área coberta da Praça Dom Eduardo até as imediações da Praça Rui Barbosa. A abertura do evento será realizada na quarta-feira (27), no Centro de Convenções de Ilhéus, com o seminário Floresta de Chocolate, e ainda as palestras Cidades Anfitriãs, ministrada pelo professor Geraldo Castelli, e A experiência do Enoturismo no Rio Grande do Sul, a ser proferida por Juarez Valduga, sócio-proprietário de uma das maiores vinícolas do país, a Casa Valduga.
No palco montado na Praça Dom Eduardo, tendo o mar como vista principal, passarão diversas atrações musicais do país como o padre Fábio de Melo, o grupo Roupa Nova, O Teatro Mágico e muito mais. Na noite da Quinta-feira Santa (28) o público confere o show do padre Fábio de Melo, e na Sexta-feira Santa (29) será realizada a apresentação da Sociedade Filarmônica Capitania de Ilhéus, além de outras bandas de música orquestrada. Nesses dois dias, a programação ocorre de acordo com as celebrações do centenário da Diocese de Ilhéus.
Já no Sábado de Aleluia (30) e no Domingo de Páscoa (31), diversas atrações estão previstas para se apresentar no palco, dentre elas o Roupa Nova e o grupo O Teatro Mágico. O público infantil também terá um espaço reservado no evento, com a montagem de um circo na Avenida Soares Lopes. Durante todos os dias do Aleluia Ilhéus Festival, a partir das 16h, a criançada poderá conferir apresentações de palhaços, malabaristas, mágicos e peças teatrais.
Os visitantes contarão ainda com um espaço composto por vários estandes que divulgarão segmentos como negócios, artes plásticas e artesanato. O espaço terá um lugar reservado para mostrar ao público o ciclo da cacauicultura, que conta todo o processo para se fazer o chocolate, intitulado Do Cacau ao Chocolate. Ainda haverá exposição de produtos agrícolas e apresentações de diversas manifestações culturais.
No espaço Literarte, coordenado pela Academia de Letras de Ilhéus, o público visitante terá contato com a história que envolve o universo do saudoso escritor baiano, Jorge Amado. Com o tema Da terra de Jorge Amado...para o mundo o encontro abordará os principais aspectos da literatura regional, com o objetivo de estimular novos ícones literários.
Atrativos - Para quem deseja conhecer as belezas e os aspectos culturais que cercam o destino, a dica é fazer logo no primeiro dia um passeio pelo Quarteirão de Jorge Amado, passar pelo Bar Vesúvio, seguir até a Casa de Cultura Jorge Amado e o Cabaré Bataclã. O tour cultural pode continuar com uma visita à Igreja Matriz de São Jorge, que abriga o Museu de Arte Sacra, e à Catedral de São Sebastião, onde fica a Capela de Nossa Senhora de Lourdes e o marco da cidade. Quem visita Ilhéus não pode deixar de passear por suas ruas e praças que apresentam uma paisagem arquitetônica imperdível. A cidade também é o destino certo para quem gosta de aventura, além de uma ótima opção para a prática de esportes como surfe, trilhas e windsurfe, dentre outros.
Aspectos históricos - A história da cidade confunde-se com a própria história da lavoura cacaueira, iniciada no século XVIII, e que atingiu seu apogeu no século XX, quando a matéria-prima do chocolate era o produto central de exportação do país. Ilhéus abrigava o principal porto de escoamento da produção e fervilhava de pessoas, dinheiro, luxo e riqueza. O intenso intercâmbio com a Europa transformou a cidade em um verdadeiro caldeirão cultural, entoado pela prosa do célebre Jorge Amado, em seus vários romances, traduzidos em diversas línguas.
Toda a opulência dos anos majestosos do ouro negro é, ainda hoje, exibida na arquitetura local, com ruas e praças de paralelepípedos, casarões e bares, dentre eles, o Vesúvio, cenário de Gabriela, Cravo e Canela romance de Amado e onde, outrora, coronéis e intelectuais se reuniam.
Surgida há 465 anos, a antiga sede da capitania oferece uma estrutura completa de hotéis de luxo, pousadas, agências de turismo receptivo e uma variedade de restaurantes onde se degusta o melhor da culinária baiana, regada a dendê e pimenta nos abundantes frutos do mar.
Serviço:
Como chegar:
Via Terrestre:
Sair de Salvador pela BR-324 e seguir pela BR-101 com destino a Itabuna e pela BA-415 até Ilhéus. Outra opção é seguir a BR-101 até o entroncamento com Uruçuca, e seguir até Ilhéus pela BA-001. De ônibus, sair do Terminal Rodoviário de Salvador pela empresa Águia Branca [+ 55 71 4004 1010]. Para maiores informações sobre as condições das estradas, acesse o site do DNIT.
Via Aérea:
Sair de Salvador com destino a Ilhéus em voos diretos pelas empresas Tam [0300 123 1000] e Gol [0300 789 2121]. Voos diários. Aeronaves partem também do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.
Onde ficar e onde comer: Acesse o site www.bahia.com.br ou ligue para o Disque Bahia Turismo pelo telefone (71) 3103-3103.
Imagem Blog do Gusmão
0 comentários :
Postar um comentário