Luiz Caldas, Gerônimo, Adelmo Casé, Carla Visi, Levi Lima, e outros interpretam canções dedicadas à cidade no disco do advogado- músico Rodrigo Moraes que será lançado dia 11 de março, mês em que a capital baiana completa 464 anos
Um disco que rende graças aos encantos, hábitos, crenças, pontos turísticos, festas e alegrias de Salvador interpretado por grandes nomes da música baiana. Trata-se do CD “Cidade do Salvador”, obra inédita idealizada pelo compositor e advogado especialista em Direito Autoral Rodrigo Moraes, que será lançado no dia 11 de março, às 19h30, na Faculdade de Direito da UFBA (Sala da Congregação), na Graça. O lançamento faz parte do encerramento do seminário “Direito Autoral e música na cidade do Salvador”, coordenado pelo próprio autoralista-músico, que também é professor da UFBA.
O álbum reúne 14 faixas especialmente dedicadas à cidade, sendo uma prévia das homenagens aos 464 anos que Salvador completará no dia 29 de março. A direção musical é de Carlinhos Marques, arranjador, produtor discográfico e ex-integrante da Acordes Verdes. Entre os intérpretes, artistas como Luiz Caldas, Adelmo Casé, Gerônimo, Levi Lima, Carla Visi, Marcelo Quintanilha, Denise Mello, Mariana Macedo, Angela Lopo, e Carlinhos Marques dão voz às canções que falam da riqueza histórica e cultural da cidade. Na parte musical, o disco também conta com participações de músicos de peso no mercado, tais como Luciano Calazans (baixo), Gerson Brasil (guitarra) e Raul Gonzalez (sax).
A apresentação do CD ficou a cargo compositor e baixista do Jammil e Uma Noites, Manno Góes. Todas as composições são de Moraes, em parceria com grandes nomes, como é o caso do advogado, escritor, poeta e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, José Borba Pereira Lapa, falecido em 2010, com quem divide a autoria em quatro canções.
“Sou baiano, apaixonado por Salvador, pelas pessoas e pelos locais. Essa é uma oportunidade de mostrar esse carinho e também, esse lado compositor, já que muitos têm a visão minha apenas como advogado, paletó e gravata, e ninguém é uma coisa só”, explica Moraes, completando que a maioria das músicas já estavam compostas, bastando apenas reuni-las. “Muitos intérpretes são amigos, e todos abraçaram a homenagem empolgados. É um disco feito por amor”, diz Moraes, que interpreta, no violão, o Hino ao Senhor do Bonfim em uma das faixas.
O advogado-músico explica que outro motivo para a homenagem é que Salvador vive um momento de transformação. “Depois de passar por algumas dificuldades nos últimos anos, a cidade volta a resgatar sua autoestima, uma das principais características do povo soteropolitano", pontua.
“Cidade do Salvador” poderá ser adquirido no dia da inauguração pelo valor de R$ 20,00. Já está sendo comercializado, também pelo mesmo preço, nas lojas Pérola Negra, em Salvador. A soma arrecadada com os direitos autorais do disco, de acordo com Moraes, será direcionada ao grupo de pesquisa em Direito Autoral da Faculdade de Direito da UFBA.
Este é o segundo CD lançando pelo advogado. Em 2001, em parceria com o advogado e poeta José Borba Pereira Lapa, lançou seu primeiro álbum de composições intitulado “Amor a Torto e a Direito”.
Rodrigo Moraes - Nascido em 11 de outubro de 1976, é advogado, professor universitário e procurador do município de Salvador. É especialista em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia, mestre em Direito Privado e Econômico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sócio da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA). Por causa de sua aproximação com a arte e sua vocação para o Direito, Rodrigo tornou-se um dos maiores estudiosos em Propriedade Intelectual, sendo um dos profissionais mais reconhecidos e capacitados para tratar do tema. É o atual presidente do Instituto Baiano de Direito Intelectual (IBADIN) e já lançou os livros "Os direitos morais do autor: repersonalizando o Direito Autoral" e “Propriedade Intelectual em Perspectiva”, sendo este último uma obra coletiva coordenada por ele e por Gonzaga Adolfo (RS). Ambos os livros publicados pela Editora Lúmen Juris. Estudou violão na Escola de Música da UFBA e é compositor, também, de inúmeras canções religiosas, produzidas através do Grupo Oração Pela Arte. Em 2001, lançou seu primeiro CD, “Amor a Torto e a Direito”.
Cidade do Salvador/faixas
1 – Minha cidade (Carla Visi)
2 – Nossa casa (Levi Lima)
3 – De Salvador à Pequim (Carlinhos Marques)
4 – Eu gosto mesmo é de frevo (Luiz Caldas)
5 – Gabi (Gerônimo)
6 – Luz à beça (Adelmo Casé)
7 – Estrela mãe (Mariana Macedo)
8 – Cidadão da cidade do Salvador (Luiz Caldas)
9 – Meu Porto da Barra (Carlinhos Marques)
10 – Vou pra lavagem (Gerônimo)
11 – Carla (Rodrigo Moraes)
12 – Vista de Salvador (Angela Lopo)
13 – Quando acaba o Carnaval (Denise Mello e Marcelo Quintanilha)
14 – Hino ao Senhor do Bonfim (Violão solo: Rodrigo Moraes)
Ficha Técnica
Direção musical e artística: Carlinhos Marques
Produção executiva: Rodrigo Moraes
Gravado/mixado e masterizado: Natan Studio, em Salvador (BA), entre setembro e novembro de 2011.
Técnico: Natan Bispo
Capa, projeto gráfico e ilustrações: Fernando Oberlaender
Diagramação: Neilton Araújo
Assessoria em comunicação: Carla Ferreira (Cannal Assessoria em Comunicação)
Fotos: Oscar Lepikson e Bruno Ribeiro.)
0 comentários :
Postar um comentário