A obsessão pela quantidade de informações em detrimento da qualidade é um comportamento do homem moderno que gera situações de estresse no cotidiano. Este excesso se encontra refletido também no estudo musical, lançando desafios ao aprendizado. Foi a partir da observação desta necessidade, que o educador e guitarrista Marcelo Mendes resolveu criar, em 1997, um curso musical que oferecesse atendimento personalizado, o Personal Music Trainer.
O curso é focado nas necessidades apresentadas pelo aluno, levando em consideração seus valores, hábitos de vida e relação com a música. Através da superação das dificuldades de assimilação, concentração e expressão do aluno, o curso busca alavancar o seu desenvolvimento musical. “Muitos alunos procuram o curso porque se sentem bloqueados diante da grande quantidade de informações que encontram nos métodos. Quando o resultado das aulas passa a atuar naquilo que ele já está buscando, a motivação para o aprendizado é muito maior”, afirma Marcelo Mendes.
Um dos músicos que buscou complementar a sua formação com o curso personalizado foi o baixista baiano Frank Negrão. Premiado no Braskem de 2007 e como melhor interprete instrumental pelo Festival da Educadora em 2008, Frank começa a gravar em Abril o próximo trabalho de sua carreira resultado do desenvolvimento obtido no curso. “Como sempre fui autodidata senti essa necessidade quando comecei a atuar na área de música instrumental, que requer muita competência. Hoje sinto que toco de maneira mais consciente, oferecendo uma música com mais acertos”, afirma o baixista.
METODOLOGIA - O embasamento para este atendimento musical personalizado reúne os 25 anos de experiência de Marcelo Mendes como professor de música com conhecimentos de outras áreas, como a massoterapia, a neurolínguistica e a psicologia, que levam a uma aproximação do aluno ao processo de aprendizagem. “A música é uma percepção. E através do desenvolvimento da linguagem musical o aluno começa a se descobrir como ser humano, a desenvolver a consciência da música que quer produzir”, afirma Marcelo Mendes.
Este é o principal avanço notado pelo guitarrista e professor Lucas Barney, 22 anos, que iniciou o Personal há três meses em busca de dominar a linguagem do jazz-fusion. “A didática do curso me ajuda a adquirir o sotaque da linguagem musical de maneira não-pragmática. Hoje tenho a guitarra não como mera ferramenta de trabalho, mas também como um vínculo de interação social”, afirma Lucas.
A abertura da metodologia oferecida no Personal Music Trainer fez com que o curso, hoje oferecido em aulas semanais pelo Instituto Marcelo Mendes, não se limite a atender apenas músicos profissionais. Ele é procurado também por alunos que, afastados da música por conta de traumas psicológicos, reencontram-na por meio do no atendimento personalizado.
0 comentários :
Postar um comentário