Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Coberturas e Eventos

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 14 de março de 2013

Cursos oferecidos pelo Comida di Buteco


Cursos oferecidos pelo Comida di Buteco capacitam donos e funcionários de botecos 

Quem não quer chegar num boteco e ser bem atendido, além de estar num ambiente limpo e com tira-gostos de qualidade? Pois é de olho neste tripé que o concurso Comida Di Buteco buscou a parceria do SENAC para transformar os botecos de Salvador em estabelecimentos de excelência, incentivando os participantes do concurso a se qualificarem cada vez mais.

“O Concurso Comida Di Buteco é um  grande evento gastronômico, que possibilita uma mobilização no segmento de  alimentos e bebidas. Em especial para os botequeiros, que tem a oportunidade de se capacitarem, mostrarem as suas habilidades e a sua criatividade  na elaboração dos cardápios com as características peculiares de cada estabelecimento”, explica Crystiane Matos, Coordenadora de Gastronomia do Senac.

Com a edição de 2013 acontecendo em Salvador de 12 de abril a 12 de maio, os proprietários e funcionários dos 31 bares participantes terão treinamentos gratuitos ministrados pela equipe do Senac. Cursos como o de Drinques e Coquetéis, Higiene e Manipulação de Alimentos, Planejamento e Elaboração de Cardápio, Etiqueta à mesa e Atendimento ao Público, fazem a diferença no dia a dia de trabalho nestes estabelecimentos.

O grande vencedor do concurso em 2012, Jô da Bahia já sabe da importância dos cursos de aperfeiçoamento. Para ele, um dos pontos positivos do concurso é exatamente a possibilidade deste aprendizado. “Para mim, o Comida di Buteco tem início com esses cursos, que são oferecidos de graça para todos nós. Toda a minha equipe está participando. Além de aprender coisas novas, este é um momento para conhecermos os outros donos de botecos e trocar ideias. O Comida não é um simples concurso, ele se preocupa com o progresso dos botecos e com a nossa transformação, e não tenho duvidas, que participar dos cursos nos ajudou a vencer”, enfatiza Jô.

Proprietário de um dos novos botecos inscritos no concurso esse ano, Leonardo Moura Duarte está animado com a capacitação. “A qualificação oferecida vai além do concurso, é um ensinamento que vai durar mesmo quando ele acabar. É a oportunidade dos bares de Salvador se capacitar com qualidade e ainda trocar experiência com outros botecos. Quando abri meu bar, procurei o Senac para uma orientação e agora estou aqui novamente. Penso que nesse concurso, todos saem ganhando só por participar!”

Para Maria Eulália Araújo, realizadora do concurso, o evento promove a transformação de pequenos estabelecimentos em “negócios”, e geradores de emprego e renda. “Vemos pessoas que, quando o evento começou tinham uma situação de luta e dificuldades, e que hoje se tornaram empreendedores de sucesso, protagonizando suas histórias, conseguindo sustentar suas famílias e também gerando outros empregos. Ver estas histórias de transformação nos deixa emocionados”, completa Maria Eulália.



Programação de Cursos

Drinques e Coquetéis

Período: 04 a 08/03/2013

Horário: 8h às 12h

Prof. Fábio Jorge



Planejamento e Elaboração de cardápio

Período: 04 a 08/03/2013

Horário: 14h às 18h

Prof. Cássio Lázaro



Etiqueta à mesa

Período: 11 a 15/03/2013

Horário: 8h às 12h

Prof. Fábio Jorge



Excelência no atendimento ao Público

Período: 11 a 15/03/2013

Horário: 14h às 18h

Profª. Daniele Freire



Higiene e Manipulação de Alimento

Período: 18 a 22/03/2013

Horário: 8h às 12h

Profª. Rita de Cassia



Preparo de Smothies

Período: 18 a 22/03/2013

Horário: 14h às 18h

Prof. Cássio Lázaro





Serviço:

Quando: 04 a 22 de março de 2013

Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 18h

Onde: Senac  - Avenida Tancredo Neves, número 1109 , Edifício Casa do Comércio, 11º Andar.



Sobre o Comida di Buteco
A história do Comida di Buteco começou em 1999, quando Eduardo Maya - então produtor e apresentador do programa “Momento Gourmet”, da extinta Rádio Geraes FM - apresentou a emissora a proposta de um concurso que elegesse o melhor tira-gosto de boteco de Belo Horizonte. A ideia logo ganhou a adesão de João Guimarães - proprietário da emissora - e de Maria Eulália Araújo – diretora-executiva da rádio - que, imediatamente, sugeriu o nome do evento.
A primeira edição aconteceu no ano seguinte (2000), com apenas dez botecos participantes. O resultado foi melhor que o esperado, com sucesso de público e crítica. O Comida di Buteco só cresceu mesmo com o fim da Rádio Geraes FM, em 2005, se tornando uma empresa independente.
A cada ano, mais e mais pessoas se envolviam no concurso, transformando o Comida di Buteco em referência nacional. Em 2008, o concurso entrou no conceituado Guia 4 Rodas da Editora Abril e passou a ser realizado em diversas cidades do interior de Minas Gerais e em outros estados. Neste ano também, dois novos sócios se uniram ao projeto: Ronaldo Perri e Flávia Rocha, com a missão de expandir o conceito a outras praças.
Em 2013, cerca de 400 botecos irão disputar o prêmio nas seguintes cidades: Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Montes Claros (MG), Ipatinga (MG), Poços de Caldas (MG), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), São José do Rio Preto
(SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO). Em Salvador, 31 botecos irão participar com 31 tira-gostos inéditos, criados especialmente para a ocasião e utilizarão como ingredientes principais a mandioca e a linguiça.
Para preservar a “genética gastronômica” do Comida di Buteco, Maya realiza  um trabalho de viagens, nacionais e internacionais de pesquisa incessante, percorrendo mais de mil estabelecimentos por ano, para que o concurso se renove a cada edição e consolide seu papel de importante plataforma de divulgação e valorização da cozinha de raiz no Brasil.
O evento é  totalmente viabilizado com o investimento de patrocinadores e em Salvador conta com os seguintes parceiros:  Pepsi, Hellmann´s, Doritos e Azeite Gallo. Promoção TV Bahia. Apoio: Bahiatursa, Ebal/Cesta do Povo, Amendoim Elma Chips, Ultragaz, Viação São Geraldo, Philip Morris, Hotel Golden Park, Abrasel, SEBRAE, SENAC. Apuração: Vox Populi.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑