No mês de março – tradicionalmente conhecido como o mês da mulher - o conjunto dos movimentos de mulheres de todo o Brasil prepara grandes mobilizações para dar visibilidade à luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, especialmente na semana que antecede o 8 de Março – Dia Internacional da Mulher.
No dia a dia, em todos os espaços, as mulheres lutam para garantir mais direitos, dignidade, igualdade e respeito. Na Câmara dos Deputados, pouco mais de quatro dezenas de incansáveis mulheres trabalham na Bancada Feminina para garantir e ampliar direitos.
Alice Portugal (PCdoB), que é única mulher da bancada baiana na Câmara dos Deputados e também secretária estadual da Mulher do PCdoB/BA, tem assumido um compromisso diário de defesa dos direitos das mulheres. A deputada é autora de projetos importantes como o que proíbe a revista íntima de trabalhadoras nos locais de trabalho e do Projeto de Lei 6.653/2009, que trata sobre a igualdade e oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho.
Para Alice é preciso consolidar uma cultura de igualdade de gênero no país. “Nós mulheres, somos as primeiras a acordar, e as últimas a dormir, com uma jornada tripla de trabalho. Desta forma precisamos ser reconhecidas. Além disso, as mulheres trabalhadoras esperam de nós uma oportunidade para ter voz e vez, e transformar o rumo da história brasileira. Tenham certeza que sempre estarei à disposição na luta pelos direitos das mulheres".
Alice também integra, como titular, a Comissão de Educação e Cultura e a suplência da Comissão do Trabalho, de Administração e Serviços Públicos. Na atuação da parlamentar prioriza projetos relacionados à educação e à saúde, aos direitos dos trabalhadores, ao fortalecimento do serviço público, além dos direitos da mulher.
Tema:
Emancipação das Mulheres e o 8 de Março: protagonismo nos espaços de poder e decisão
0 comentários :
Postar um comentário