A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e a Bahiatursa realizam, nesta quinta-feira (28), o IV Encontro Estadual de Gestores Públicos do Turismo, no auditório Omolu do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. O evento tem apoio do Sebrae e é destinado a secretários municipais da pasta do Turismo visando estimular o diálogo entre as entidades e fortalecer as políticas públicas na área.
A quarta edição do Encontro Estadual de Gestores Públicos do Turismo privilegia a discussão acerca dos roteiros turísticos no Estado. Durante a manhã, foram apresentadas as estruturas administrativas da Setur e Bahiatursa, e o calendário promocional nacional e internacional do destino Bahia, mas a temática do evento foi focada nas demandas do mercado para a Copa das Confederações, a ser realizada no próximo mês de junho, e a Copa do Mundo de 2014.
Durante a abertura do encontro, o chefe de gabinete da Setur, João Carlos Oliveira, destacou o papel do turismo como vetor de desenvolvimento do país e da Bahia. Hoje, uma das coisas que mais nos orgulham é a evolução social e econômica dos últimos anos, e nós do turismo temos um papel importante nesse desenvolvimento. E o turismo pode avançar muito, porque é uma das áreas que mais têm condições de trabalhar o desenvolvimento sustentável. Além disso, temos sempre que trabalhar o turismo com foco na geração de emprego e renda e integração da cadeia produtiva. Oliveira substitui o secretário Domingos Leonelli, que cumpre agenda oficial em Lisboa.
Para o secretário da Cultura e Turismo de Maragojipe, Hernane Mercês de Oliveira, ao realizar eventos como este Setur e Bahiatursa sinalizam a importância dos municípios do interior para alavancar o turismo na Bahia. Ao receber convites para participar dos encontros, vemos que os órgãos de turismo do Estado reconhecem os roteiros produzidos no interior e temos a certeza de que o turismo na Bahia tem um futuro promissor. Depois dos eventos, voltamos para as cidades como multiplicadores e executores das ações do turismo, em parceria com os demais órgãos municipais. Não há gestão a distância. O encontro traz cumplicidade e compromisso, além de sinalizar que o futuro do desenvolvimento do Estado está no turismo, comentou.
Já a secretária do município de Lençóis, Michele Nonato, destacou que os gestores de turismo precisam aproveitar as oportunidades proporcionadas pelos megaeventos esportivos que a Bahia vai sediar. Vamos andar no ritmo da Copa das Confederações e do Mundo, no ritmo da qualificação, pois só temos a ganhar nos nossos destinos.
Discussão - Entre os itens abordados, as ações da Secopa, no interior, apresentadas pelo diretor de Relações Internacionais, Marco Costa; roteiros da Bahia, apresentados pelo diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira; o olhar comercial sobre os roteiros com o turismo receptivo, abordado por Jean Paul Gonze, da Associação Baiana de Receptivo; além do novo olhar para o turismo a partir da economia criativa, tema que ficou por conta de Manuela Scaldaferi, sócia-diretora da Sobre Turismo Consultoria.
Esta tarde, os participantes vão saber como participar do II Salão Baiano de Turismo, que será realizado de 10 a 14 de abril, e já tem inscrições abertas no site http://www.salao.turismo.ba.gov.br.
O debate será sobre Segmentos Turísticos e Roteiros Segmentados: Religioso, Rural e GLBT. As explanações ficarão por conta de Divaldo Borges, do programa de regionalização do turismo promovido pela Bahiatursa, com o tema segmentação do turismo; Padre Manuel Filho (Bahia e Turismo Religioso: Fé e Cultura); Maurício Cony, da Associação Baiana de Turismo Rural, para falar sobre o panorama do Turismo Rural na Bahia; Sérgio Sobreira Araújo, que vai abordar a tendência do segmento GLBT na Bahia. Para fechar a programação, a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, fala sobre capacitação e qualificação nos destinos turísticos, com o programa da Secretaria do Turismo, que já capacitou mais de 12 mil profissionais desde 2007.
0 comentários :
Postar um comentário