O município de Serrinha, no sertão baiano, prepara-se para a tradicional Procissão do Fogaréu, que será realizada de 28 a 31 de março. Considerada uma das atrações do segmento do Turismo Religioso no Estado, o evento, realizado há mais de 80 anos, conta ainda com a encenação da Paixão de Cristo, no Morro de Santana, cerimônias religiosas, na Igreja Matriz, e shows.
Na quinta-feira santa (28), logo após a missa na Igreja Matriz, às 18h, as ruas da cidade, localizada a 173 quilômetros de Salvador, ficam completamente iluminadas por luz de velas, carregadas pelos fiéis. Na caminhada até o alto da Ladeira de Santana é que se tem uma visão ampla do número de devotos que acompanham a procissão.
Depois de chegarem ao Morro de Santana, os fiéis se acomodam em um cenário cercado por grandes pedras brancas e se encontram com a imagem da Senhora de Santana, que parece abençoar a cidade com uma de suas mãos. É ali que os fiéis assistem à encenação da Paixão de Cristo.
Já na sexta-feira santa (29), o público confere a apresentação da Paixão de Cristo na Praça Luís Nogueira, após a celebração na Igreja de Nossa Senhora de Santana, a partir das 18h. No sábado (30), haverá Caminhada da Juventude, com trio elétrico, após cerimônia na Igreja Matriz. E no domingo de Páscoa (31), será realizado um show com DJ, após a missa das 18h.
Tradição é uma das palavras que define esse momento histórico, religioso e cultural do município. A procissão tem seu público cativo e, de acordo com informações da Polícia Militar, mais de 15 mil pessoas se reuniram durante a procissão em Serrinha, no ano passado
Serviço:
Como chegar:
Partindo de Salvador pela BR-324, até Feira de Santana, seguir pela BR-116, sentido norte. Serrinha fica a 46 km depois de Santa Bárbara. Empresas Rodoviárias: Santana: (71) 3450-4951 e Plenna: (71) 3431-3606.
(Bahia.com.br)
0 comentários :
Postar um comentário