Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de abril de 2013

Salvador recebe pela primeira vez o FIMPRO



Salvador recebe pela primeira vez o FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação, apresentado pela Vivo

Festival realiza circulação por seis cidades brasileiras em 2013.

O FIMPRO- Festival Internacional de Improvisação acontece de 03 a 05 de maio na capital baiana e apresenta uma programação composta por espetáculos nacionais e internacionais, debate, lançamento de livro e encontro prático entre os artistas participantes do evento, grupos da cidade e demais interessados. O Festival passará ainda por São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Aracaju e Belém. Toda a programação é gratuita.

O FIMPRO é patrocinado pela Vivo, por meio do Vivo EnCena e conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à cultura. 

FIMPRO

O FIMPRO - Festival Internacional de Improvisação foi realizado pela primeira vez em 2007, em Belo Horizonte. Neste ano de 2013, o FIMPRO se consolida como o principal festival do gênero no país. O objetivo é divulgar a improvisação ao grande público e proporcionar encontros com os grupos locais que possam gerar novas propostas artísticas. 

A improvisação é um gênero teatral em franco crescimento no país, sendo vinculado, principalmente, aos exemplos televisivos. No entanto, sua prática artística é bem mais ampla e tem como foco o compartilhamento da criação com o público presente no aqui e no agora. Segundo Mariana Lima Muniz, realizadora do festival junto à Cia. Bárbara, “Improvisar diante do público é estabelecer uma cumplicidade muito especial, valorizar o momento presente e a presença do espectador e do ator naquele espaço e naquele tempo. É compartilhar a responsabilidade sobre o que vai ser criado e radicalizar a efemeridade do teatro. O público não sabe o que vai ver e os atores não sabem o que vão fazer, essa é a delícia de fazer/ver um espetáculo de improvisação.”

Segundo Expedito Araujo, curador artístico do Vivo EnCena, “Com as premissas de abrangência, continuidade, acessibilidade e intercâmbio entre linguagens, Salvador é uma cidade plural para receber o festival. Pela natureza de sua cultura, pela excelência no fazer teatral contemporâneo e sobretudo, por uma cidade ávida por absorver e trocar o que há de melhor no circuito teatral, e consequentemente, no desenvolvimento do ser humano, a partir de um repertório que se abre a cada espetáculo. Propiciar através do FIMPRO a ida do Jogando no Quintal e da Cia colombiana Accíon Impro a Salvador é de relevância ímpar,” conclui Araujo.



PROGRAMAÇÃO

Acción Impro (Colômbia)  e Cia. Do Quintal (Brasil)
Espetáculo:  “Passageiros” 
 “Passageiros” conta a história de um homem que viaja dentro de um aeroporto em busca de suas recordações. Por ter perdido sua memória, este homem não sabe quem é e necessita entender o que aconteceu. Para reconstruir sua história, o público lhe confere nome e profissão, informações que acabam sendo o ponto de partida para que este homem possa improvisar suas próprias lembranças, dando inicio a um grande quebra- cabeça de suposições e encontros.
A Cia. do Quintal (Brasil) e o grupo  Acción Impro (Colômbia), são dois grupos especializados na pesquisa e divulgação das técnicas de improvisação há mais de 10 anos. Em 2007, as duas companhias se uniram para uma nova etapa em sua carreira ao montar o espetáculo “El PASAJERO- uma viagem improvisada”.
Direção, criação e atuação: Gustavo Miranda (Colômbia) e Cesar Gouvêa (Brasil)/ Assistente de direção: Ernani Sanchez (Brasil) e Catalina Hincapie (Colômbia)/ Cenografia: Mauricio Celis (Colômbia)/Figurinista: Daniel Infantini (Brasil)/ Iluminação: Aline Barros (Brasil)/ Trilha sonora: Sebastian Suriano e e Samir El-Shaer (Brasil)/Coordenação de Produção: Ludmilla Picosque (Brasil)

Local: Teatro SESC Pelourinho - Dia: sexta, 3 de maio - Horário: 20horas.

Cia. Do Quintal (Brasil)
Espetáculo: “Jogando no Quintal”

O “Jogando no Quintal” é um espetáculos de humor de grande sucesso no Brasil. Trata-se de um jogo de improvisação feito por palhaços-atletas com toda a ambientação de uma partida de futebol: hino, clube, placar, bandeiras, juiz, jogadores e torcida! O espetáculo é realizado por dois times, um árbitro e uma banda de músicos-palhaços, que cria sons e melodias ao vivo. 

O que faz o jogo ser tão especial é o fato de todas as cenas serem criadas na hora por meio de temas sorteados ou sugeridos pela plateia. Por isso, cada partida do “Jogando no Quintal” é um espetáculo único, que jamais se repetirá. Ele é feito por artistas e pelos espectadores, que sugerem temas, votam, decidem qual é o time que melhor realizou a improvisação e determinam o resultado final do jogo.

Elenco (revezamento): Márcio Ballas, Cesar Gouvea, Paola Musatti, Eugenio Salvia, Vera Abbud, Allan Bennatti, Gabriella Argento, Paulo Federal, Nando Bolognesi, Lu Lopes, Rhena de Faria, Marco Gonçalves, Claudio Tebas, Alvaro Lages, Danilo Dal Farra e Ernani Sanchez/ Coordenação de Produção: Ludmilla Picosque. 

Local: Teatro SESC Pelourinho - Dia: sábado, 04 de maio - Horário: 20horas

Site: www.jogandonoquintal.com.br
Atenção: Todos os espetáculos do FIMPRO são gratuitos com retirada de senhas na porta do teatro (sujeito a lotação do espaço). 

Debates Vivo EnCena – “O Improviso na Contemporaneidade”
Espaço de trocas, debates e provocações sobre a improvisação entre os grupos convidados, representantes de grupos locais e público em geral. Mediação de Expedito Araujo, curador artístico do Vivo EnCena. Não é necessária inscrição para participação. Entrada gratuita.
Local: Teatro VXIII Dia: sábado, 04 de maio - Horário: 14horas

Lançamento do livro “Improvisação como espetáculo: Processo de criação e metodologias de treinamento do ator-improvisador” de Mariana Lima Muniz.  Editora UFMG.

O livro traça o contexto histórico do ressurgimento da improvisação como espetáculo no séc. XX e XXI, seus principais conceitos e procedimentos metodológicos no treinamento do ator-improvisador e no processo de criação de espetáculos de improvisação. O livro estará disponível para venda durante as apresentações dos espetáculos.
Encontros Artísticos - Prática de impro
Espaço de encontro prático entre grupos locais e artistas interessados com os grupos convidados. O objetivo é que estes artistas possam se conhecer, improvisar, brincar e estabelecer um contato que possa se estender para além do festival, gerando projetos futuros. 
Salvador – Encontro Artístico com Cia. do Quintal.
Local: Teatro VXIII
Dia: Domingo, 05 de maio.
Horário: 10h às 13h.
Quem pode participar: atores, diretores e professores.
Nº de vagas: 20 pessoas.
Seleção: envio de ficha de inscrição disponível no site www.fimpro.com.br
As inscrições estão abertas até o dia 30/04/2013

SOBRE O PROJETO CULTURAL VIVO ENCENA

O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações com diversidade, empreendedorismo e criatividade, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há três anos e está presente em 19 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.


SERVIÇO

FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação
Gabriel Monteiro: Assessor de Imprensa em Salvador: (71) 9138-1158
Mariana Muniz: curadora do festival, mediadora do Debate VivoEncena e autora do livro: (31) 8888- 2243
Jogando no Quintal: Cesar: (11) - 8193 0198

Informações para o público: www.fimpro.com.br  e-mail: fimpro.brasil@gmail.com

Locais:
-Teatro SESC Pelourinho - Praça José de Alencar, 19, Centro Histórico de Salvador. Tel: (71) 3324-4520.
-Teatro VXIII - Rua Frei Vicente, 18 | CEP.: 40.025-130 - Quarteirão Cultural do Pelourinho Tel: (71) 3322-0775

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑