Quando a prática de esportes influencia na opção pelas lentes de contato
A chegada das lentes de contato, em substituição ao uso de óculos para correção de erros de refração é uma das pequenas revoluções ocorridas na história recente da Oftalmologia. A qualidade da correção realizada e o conforto funcional e estético proporcionado ao paciente estão entre as motivações que se destacam na decisão de aderir às lentes. As vantagens se multiplicam ainda mais quando o assunto é a prática de esportes.
Assim, a opção por lentes de contato também encontra motivação em pessoas que mantém, como estilo de vida, rotinas que incluem práticas esportivas, principalmente os amantes de esportes radicais. Ao contrário dos óculos, as lentes não atrapalham a visão periférica e não causam preocupação com quedas e escorregões, principalmente motivados por esporte de corrida e movimentos rápidos.
A grande transpiração durante a prática de esportes também levam os óculos a ficarem embaçados com facilidade, o que nunca acontece com as lentes. A demanda por acessórios como capacetes, óculos e máscaras também são facilitados com o uso das lentes.
Entre os principais esportes cujos pacientes são beneficiados com a opção pelo uso de lentes de contato estão os jogos de raquete, como o tênis; de bola, como futebol e vôlei; os esportes de corrida, ciclismo e patinação; as lutas e artes marciais, bem como os esportes de contato. Ainda estão incluídas entre as maiores indicações as atividades radicais, os esportes aquáticos e acrobáticos.
Prescrição médica
Assim, a procura por um oftalmologista de sua confiança será decisiva para se obter bons resultados com esta tecnologia corretiva da visão. A variedade de lentes de contato e a adequação ao estilo de vida e tipo de correção necessária são as principais demandas para o médico oftalmologista decidir junto ao paciente.
“As lentes em sua maioria são gelatinosas ou hidrofílicas, com alta concentração de água e que permite a passagem do oxigênio, existindo também as rígidas, que estão no mercado atualmente com variações de modelos o que permite uma crescente aceitação, levando-se em conta a comodidade de uma lente segura de uso prolongado que necessita retirar apenas uma vez na semana”, declarou a relatou o médico oftalmologista do DayHORC – Unidade de Eunápolis, Marcos Oliveira (CRM - 12386).
Entre os erros de refração mais comuns, as lentes são indicadas para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Apesar da ampla possibilidade, a oftalmologista alerta que não são todos os pacientes que tem indicação para lentes de contato.
Ainda segundo o médico oftalmologista Marcos Oliveira, é preciso lembrar que, qualquer que seja a opção, a indicação do uso de lentes ocorre de forma personalizada para cada paciente, mediante testes de adaptação ocular e ao próprio estilo de vida e rotinas diárias do paciente.
0 comentários :
Postar um comentário