Nesta quarta-feira (29), as três entidades representativas de docentes, estudantes e técnicos administrativos da UFBA (APUB- Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia; ASSUFBA - Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFBA e UFRB ; e DCE - Diretório Central dos Estudantes ), promovem uma audiência pública sobre a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).
A audiência "REUNI na UFBA: O que mudou. O que precisa mudar" é aberta à comunidade acadêmica e sociedade civil e será realizada, às 14:30, no auditório do Pavilhão de Aulas da Federação (PAF-III), localizado no campus da UFBA de Ondina.
O debate será uma oportunidade para todos conhecerem os principais resultados e impactos com a implantação do referido programa, bem como, as dificuldades e os desafios frente ao processo de expansão da universidade.
O REUNI, instituído em 24 de abril de 2007, através do decreto 6.096, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e está dentro do projeto de expansão da educação superior realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Com duração prevista para cinco anos, este é o momento em que cabe a sua avaliação.
A pesar de todo apoio, a expansão da universidade pública, a previsão e implantação do projeto desenvolvido na época gerou muita polêmica no Brasil e na Bahia, na qual a expansão coincide ainda com a implantação da políticas afirmativas e Bacharelado Interdisciplinar (BI). O balanço mostrará os resultados e os problemas que persistem em decorrência da própria expansão.
0 comentários :
Postar um comentário