![]() |
| Cerimônia acontece no dia 24 de maio |
A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública está encerrando o ano de comemorações pelos 60 anos de sua fundação, realizada em 1952. Para marcar o final das celebrações a Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, entidade mantenedora da Escola, homenageará, na próxima sexta-feira, 24 de maio, a ministra do Superior Tribunal de Justiça e ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (2010-2012), Dra. Eliana Calmon Alves. A solenidade acontece às 19h30min, no Salão Nobre da Unidade Acadêmica Cabula, localizada na Av. Silveira Martins, nº 3386 (em frente ao Hospital Roberto Santos) . Na ocasião, a ministra receberá a Medalha do Mérito Virgílio Damázio, maior honraria concedida pela instituição.
Segundo a diretora da Bahiana e coordenadora geral da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, a escolha pelo nome da Dra. Eliana Calmon foi uma unanimidade entre os menbros do Conselho de Curadores da Fundação. “Dra. Eliana foi escolhida por ser a personalidade baiana que, no momento, melhor representa no Brasil, valores e competências muito caros e importantes para uma instituição que busca formar profissionais e cidadãos comprometidos em melhorar, não só as condições de saúde da população, mas o mundo”, explica Dra. Maria Luisa.
A dirigente da Bahiana destaca também traços da personalidade da ministra que refletiram no desempenho de suas atividades profissionais, tais como “a coragem e a capacidade de agir segundo princípios éticos claros e declarados; o desejo de servir da melhor maneira àqueles que precisam; a disposição para aprender e ensinar; a disposição, a coragem e a vontade de mudar e provocar mudanças, aliadas à preocupação e à capacidade de planejar com eficiência, na busca dos melhores resultados para as pessoas e para a sociedade”.
Dra. Maria Luisa salienta que a homenagem deve-se também ao fato de a Dra. Eliana Calmon ver ““a ética, não como uma simples palavra da moda, mas como princípio de ação, como comportamento, como atitude no dia a dia e em qualquer situação. Ela nos inspira e possui o gosto de enfrentar novos desafios, exercendo uma liderança instigante e desafiadora”.
Medalha Virgílio Damázio
A Medalha ao Mérito Virgílio Damázio foi instituída pela Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, em 1996, por indicação do Prof. Dr. Geraldo Leite, então diretor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Também foram agraciados com a condecoração o Senador da República, Antônio Carlos Magalhães (1996); Dom Luigi Maria Verzé (2000); Prof. Fernando Costa D'Almeida (2004) e Dr. Álvaro Conde Lemos Filho (2008).
Dra. Eliana Calmon Alves
Nascida em Salvador, em 5 de novembro de 1944, filha de Almiro Petronilho Alves e Elisabete Calmon Alves, Eliana Calmon Alves graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1968). Foi Juíza Federal na Seção Judiciária da Bahia (1979/1989); Juíza do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (1989/1999); coordenadora do Núcleo de Preparação e Aperfeiçoamento dos Magistrados Federais do TRF da 1ª Região (1993/1997); secretária executiva da Escola Nacional de Magistratura (1998); Presidente da 2ª Turma do STJ (Biênio 6/2001 - 6/2003); Presidente da 1ª Seção do STJ (Biênio 8/2003 - 8/2005); Membro do Conselho da Justiça Federal; Ministra Substituta do TSE (biênio 2008/2010); Corregedora Nacional de Justiça (8/09/2010 a 6/9/2012).
É Ministra do Superior Tribunal de Justiça desde 1999, Membro da Corte Especial e do Conselho de Administração, vice-presidente em exercício (desde 5/11/2012) e diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM.

0 comentários :
Postar um comentário