Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Grafismos

Instalação videográfica da cia. carioca Staccato é destaque na Caixa Cultural Salvador com imagens e performances de dança.

Um “lugar de estar” feito de dança. Assim é Grafismos, instalação videográfica que reunirá traços da dança contemporânea, do balé clássico e da dança de rua, em imagens e performances, na Caixa Cultural Salvador. O projeto da premiada companhia carioca Staccato, sob a batuta do coreografo Paulo Caldas, tem como proposta estabelecer um espaço em que o espectador permaneça e transite por uma série de conteúdos audiovisuais e coreográficos, inseridos em instalações que projetam corpos em movimento e videografismos. Em cartaz de 05 a 09 de junho e com visitação gratuita, Grafismos – selecionado como um dos melhores espetáculos de dança de 2010 pelo caderno de cultura do jornal O Globo - contará ainda com performances executadas ao vivo, sempre às 16h ou 20h, no espaço cultural da Caixa.

Ao aproximar e compor corpo e imagem fora de seu espaço mais convencional – o palco – a obra propõe uma dança que expande suas interfaces com outras artes. “Trata-se de um espaço distinto em que a dança passa a se confundir com as artes visuais e o cinema. O corpo e o movimento se encontram na cena e na tela para construir outro tipo de poética”, conta o criador, que selecionou fragmentos coreográficos extraídos, sobretudo, do espetáculo Quinteto, reconcebidos e recriados especialmente para o vídeo num exercício sobre a ideia de restrição espacial e de composição.  

Em cada uma das quatro variações, os bailarinos - Natasha Mesquita, Paula Maracajá, Renata Versiani, Toni Rodrigues e Fernanda Cavalcanti, da Staccato, além dos convidados Juliana Gama e Danilo D’Alma, do Hip Hop - aportam outros modos de mover, resultando no encontro entre as diferenças e marcas que cada um deles carrega em seus corpos e dos problemas coreográficos a eles colocados. Grafismos desafia, portanto, o saber corporal constituído (de balé clássico, dança de rua ou qualquer outro), que se vê desviado, perturbado, ao ser levado para outro espaço poético e político.







0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑