A Fibraztech, marca do grupo Aurantiaca, participa da terceira edição do seminário “Compósitos verdes avançados”. O evento, em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, acontece nos dias 05 e 06 de junho, no Auditório Magno Valente da Faculdade. É realizado pelo Grupo de Pesquisa em Gestão e Produção Sustentável do Ambiente Construído, da Escola Politécnica da UFBA. A Fibraztech promove a conferência “Aplicações da Fibra de Coco”, no dia 05, quarta-feira, às 16h30. O Palestrante será Fernando Florence, Engenheiro Agrônomo com Especialização em Planejamento Agroindústria e atual assessor de planejamento empresarial da Aurantiaca.
Segundo Fernando Florence, a empresa tem como destaque o aproveitamento do subproduto do coco, a fibra da casca. “A indústria traz inovação para o segmento do coco, ao produzir com tecnologia e volume biomantas e biorolos a partir da fibra da casca de coco que tem diversas aplicações na engenharia”, explica o assessor. A indústria investe em pesquisas de novos produtos em seu laboratório para a aplicação dos biorolos em sistemas de contenção nas estradas e em terrenos inclinados. A biomanta tem as características necessárias e suficientes para atender à indústria automobilística no que se refere aos painéis de revestimento acústico e térmico dos carros. Inclusive fornece produtos para aplicação por construtoras e mineradores.
“O objetivo da palestra é mostrar ao público como as biomantas funcionam. No caso do uso da biomanta na agricultura, existe o benefício de prover ao agricultor a redução de custos, ao diminuir a proliferação de ervas daninhas. A eficiência da irrigação é ampliada, pois melhora a retenção da umidade dos terrenos”, comenta Fernando Florence.
O seminário busca apresentar e discutir os resultados de estudos voltados para aplicação de compósitos verdes avançados na construção civil. O evento é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, comunidade acadêmica em geral, profissionais de engenharia civil, áreas afins e empresas parceiras.
Aurantiaca
O Grupo Aurantiaca possui aproximadamente 5.000 hectares no Litoral Norte da Bahia, no município do Conde. Com a marca Fibraztech a empresa fabrica de manta de fibra de coco e biorolo. O investimento realizado foi da ordem de cerca de R$ 200 milhões no agronegócio de coco.
Por ser um material que substitui a fibra de vidro, plástico e resinas em geral, e também devido à segurança, a biomanta vem sendo amplamente utilizada no mundo pela indústria automotiva por questões de sustentabilidade. Em caso de incêndios, a fibra de coco diminui a quantidade de fumaça tóxica.
Outros destinatários da produção da Fribraztech, estão empresas de soluções e serviços que trabalham na recuperação de áreas degradadas, recuperação de encostas e terrenos inclinados. As construtoras e a indústria aérea, naval, ferroviária e automobilística também encontram na manta de fibra de coco muitas possibilidades de aplicação.
0 comentários :
Postar um comentário