A Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe promoveu na manhã desta sexta-feira (07), o I Seminário Municipal do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe.
O Seminário - realizado através da através das Secretarias Municipal de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Educação-, teve o objetivo de articular os agricultores familiares e empreendedores locais com potencial de fornecimento de gêneros alimentícios para inserção nas compras municipais da alimentação escolar.
Compuseram a mesa a Prefeita Tânia Matos, o vice-prefeito Dr. Francisco, os deputados Afonso Florence e Joseildo Ramos, os secretários de Desenvolvimento Econômico Social e Meio Ambiente, Esaú Silva, de Educação, Ana Rita Rios, e de Ação Social, Mara Araújo, além dos representantes da EBDA, Jânio Castelo, e da FETAG, Teodomiro Paulo.
Com o Auditório lotado por agricultores familiares, estudantes, professores e outros profissionais de educação, o evento teve abertura com a prefeita Tânia Matos, que garantiu ultrapassar as determinações da lei e adquirir mais de 30% dos produtos da Agricultura Familiar para a merenda escolar municipal.
“Hoje podemos verificar diversas melhorias para a vida no campo, como por exemplo, a construção de cisternas, e tantos outros programas de incentivos para o homem do campo, o que iremos é apoiar e fortalecer estes incentivos comprando com os agricultores familiares de nosso município”, garantiu Tânia.
O deputado Afonso Florence ressaltou o esforço da prefeita e do vice, mesmo antes de assumirem a gestão, quando buscaram instrumentos para amenizarem as consequências da seca. “Já que a gestão anterior, com os resultados das eleições, consumou seu descaso com o homem do campo deste município, e agora, em consequência deste esforço dos atuais gestores de Riachão, em um futuro muito próximo, através da prefeita Tânia Matos e do vice Dr. Francisco, o município estará recebendo uma retroescavadeira, um caminhão pipa e um caminhão Basculante para dinamizar a Agricultura em todo município”, defendeu Florence.
O vice-prefeito Dr. Francisco falou da importância do PNAE e do apoio à Agricultura Familiar para a promoção da dignidade dos agricultores rurais, em especial, para os jovens, filhos de agricultores que têm buscado emprego fora do município. “Não temos dúvidas que o apoio a Agricultura Familiar vai dinamizar toda a vida no campo”, defendeu o vice.
Reivindicações
A Secretária Ana Rita Rios falou também da importância dessa parceria da Agricultura Familiar com o município, e aproveitou a oportunidade para fazer dois pedidos ao deputado Afonso Florence. “Sabedora de seu desempenho com a Educação em todo estado, gostaria que o senhor levasse aos representantes do Governo Federal, ao MEC, a situação do transporte escolar para os estudantes universitários, boa parte deles filhos de agricultores do município, que estão sem o transporte devido a uma denúncia de um cidadão jacuipense; o outro pedido, também referente a educação superior, é a vinda de uma universidade para o semi-árido, região do bioma mais resistente e único do mundo, a caatinga”.
A secretária ainda complementou sobre a importância de estudos para sistematizar e ampliar para o mundo a importância de nosso bioma, garantido aos agricultores locais melhor convivência com o bioma do semi-árido.
Afonso Florence garantiu levar aos membros do FNDE a situação do transporte para os universitários, visto que os ônibus, embora sejam para servir aos estudantes da rede municipal, se não prejudica, podem ser utilizados para o transporte dos universitários. Contudo, ele garantiu que, independente desta solução, vai lutar por um transporte específico para o município fazer a locomoção destes universitários.
Respondendo a outra solicitação da Secretária de Educação, Florence disse que, a princípio, irá “buscar a instalação de um Polo da Universidade Aberta do Brasil, para, de início, dar as condições necessárias que o município precisa para receber a extensão de uma universidade”.
Palestras
Após os pronunciamentos, desfez-se a mesa, e o evento seguiu com as explanações do deputado estadual Joseildo Ramos sobre a Importância da Agricultura Familiar, e do representante da EBDA, Jânio Castelo, que apresentou o Programa Nacional da Alimentação na Merenda Escolar.
Entre as muitas orientações para a organização do agricultor, Jânio demonstrou como deve ser feito o passo a passo para a inserção dos produtos da agricultura familiar no PNAE.
Passo a Passo
1- Cardápio
2- Chamada pública
3- Preços de referencia
4- Elaboração de projetos de venda
5- Recebimento de projeto de vendas
6- Seleção dos projetos de vendas
7- Assinatura do contrato
8- Entrega dos Produtos
O evento encerrou com a Exposição de Produtos da Agricultura Familiar de Riachão do Jacuípe.
ASCOM/Prefeitura (Foto: ilustração)
0 comentários :
Postar um comentário