O Palacete das Artes entra no clima da Copa das Confederações e apresenta na sua programação cultural exposições, palestras e filmes ligados a maior paixão do brasileiro: o futebol. Dentre as ações promovidas pelo Palacete está a exposição O Jogo Só Acaba Quando Termina, que acontece entre 18 de junho e 11 de agosto, trazendo para o público videoarte, fotografia e arte sonora, com um apanhado circunstancial do futebol atual e de suas implicações sociais e culturais. Já para os amantes do futebol baiano, no dia 19 de junho, às 19h, acontece a palestra BA x VI – da assistência à torcida: a metamorfose nas páginas esportivas, ministrada pelo professor e jornalista esportivo Paulo Roberto Leandro.
Entre os dias 18 e 28, sempre às 16h, o projeto Cinema no Palacete vai exibir uma série de filmes onde o futebol e suas estrelas são os personagens principais: “Garrincha, Estrela Solitária”, no dia 18, “Fuga Para a Vitória”, dia 19, “Maradona”, dia 25, “Heleno”, dia 26, “Maldito Futebol Clube”, dia 27, finalizando com “Rádio Gogó/Virou o Jogo”, dia 28. No dia 29 de junho, das 14h às 19h, é a vez do projeto Trocando Palavras entrar em campo, com o relançamento do livro “82, uma Copa, quinze histórias (por essa Paolo Rossi não esperava…)” pela editora Casarão do Verbo, que traz os escritos de 15 autores que desmistificam o jogo Brasil 2 x 3 Itália no estádio do Sarriá, na Copa da Espanha, há mais de 30 anos. O encontro literário conta com a tradicional feira para a permuta de livros, além de apresentações de Coral e do Sarau da Onça (grupo de poetas da comunidade de Sussuarana).
E como jogador de futebol também é um ‘boêmio, sonhador’, a exposição “Rio Vermelho, dos Artistas e das Artes”, do artista plástico Ygas Eloy, permanece à disposição do público até o dia 30 de junho. Através de pinturas acrílicas, esculturas, instalações, fotografias e textos elaborados pelo artista, que busca valorizar a história e o patrimônio cultural de um dos bairros mais famosos de Salvador, o Rio Vermelho. Na torcida para o Brasil levantar a taça, também vale conferir a exposição comemorativa aos 90 de Mario Cravo Jr., em cartaz até o dia 1° de setembro com suas 62 esculturas feitas pelo próprio artista.
Fonte: Ascom/Palacete das Artes
0 comentários :
Postar um comentário