Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 4 de junho de 2013

Protesto de alunos da FTC termina com 8 feridos

Na manhã desta terça-feira, 4, um protesto de estudantes de medicina da FTC deixou um saldo de 8 feridos. 

A manifestação é por causa da falta de pagamento dos professores e de convênio com clínicas particulares.
Segundo o aluno, a faculdade tem que pegar uma cota aos hospitais para que os alunos possam estudar a parte prática na unidade, entretanto, a FTC não paga essa cota há meses. Segundo o estudante Bruno Reis da Silva, do 6º semestre de medicina, os alunos chegaram a ser expulsos dos hospitais. "Que tipo de médicos que eles querem formar?", questiona.
"Os professores já não recebem há cerca de 2 meses. Alguns já pediram demissão", disse Bruno, que paga a mensalidade de R$ 4.125,00 pelo curso.



Policiais militares do Batalhão de Choque reprimiram o protesto de estudantes e lançaram bombas de efeito moral nos manifestantes. Um grupo de universitários, vestidos de jaleco branco, impedia a passagem de veículos na Avenida Paralela, sentido aeroporto, nas imediações da instituição de ensino.

Um estudante do 6º semestre de medicina, disse que o Batalhão de Choque "já chegou atirando as bombas. Alguns alunos ficaram machucados, inclusive com fraturas". De acordo com ele, grávidas participavam do protesto.

Manisfestantes comentavam que "Muitas pessoas desmaiaram, foram pisoteadas. Uma menina quebrou o braço e feriu a barriga com uma bala de borracha".

Pessoas que passavam pelo local e presenciaram a ação, comentavam que "A polícia já chegou com cerca de 20 homens com cassetete na mão e jogaram três ou quatros bombas de pimenta em cima dos alunos. Eles saíram correndo e liberaram o trânsito". Alguns motoristas foram atingidos pelas bombas. 

De acordo com a FTC, os policiais e o vice-presidente da faculdade, Reinaldo Borba, tentaram negociar com os alunos, mas eles só queriam falar com o presidente, William Oliveira, que não estava disponível no momento.
Sem acordo, os policiais usaram gás de pimenta e bala de borracha para liberar a via, que confirma que alguns estudantes ficaram feridos. Conforme a instituição, eles tiveram lesões superficiais e foram atendidos por equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Os estudantes contestam a versão da FTC de que a PM teria tentado negociar com os manifestantes. "Já chegaram atirando bomba e balas de borracha. Sem dó, nem piedade", disse um dos alunos.

Os estudantes pretendem entrar com uma ação coletiva no Ministério Público do Estado contra o governo estadual.

Até o fechamento desta matéria, não recebemos nenhum comunicado da Polícia Militar,  informando o que aconteceu.

Fotos Marco Aurélio Martins / Ag A Tarde

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑