Passaredo vai operar linha que começa no próximo sábado (29)
A partir deste sábado (29), as praias da Costa do Dendê vão ficar mais próximas de Salvador. A
Passaredo Linhas Aéreas fará, às 16h43, um voo inaugural para Valença, no Baixo Sul do Estado. As passagens já estão disponíveis no website da companhia (www.voepassaredo.com.br) e custam a partir de R$ 49.
A operação será semanal e foi viabilizada graças ao decreto assinado pelo governador Jaques Wagner, que prevê a redução da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aeronaves para voos regionais. Como a Passaredo já atua em cidades como Barreiras e Vitória da Conquista, o tributo terá uma diminuição de alíquota de 17% para 10%. A linha comercial que, inicialmente, será semanal, é a primeira do aeroporto de Valença, que foi construído no ano de 2000 e só operava com companhias de táxi aéreo e voos particulares.
O secretário do Turismo Domingos Leonelli comemora, mas afirma que o trabalho de articulação dos técnicos continua para que haja mais frequências semanais, o que pode beneficiar ainda mais o setor. A própria companhia aérea tem interesse em colocar mais um voo semanal, o que fortalecerá o turismo na região, afirmou.
Costa do Dendê Região rica em atrativos naturais e culturais, a zona turística oferece diversas opções de lugares para visitação, desde as paradisíacas ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba a praias como Guaibim e Barra Grande, além de cachoeiras, comunidades quilombolas e equipamentos de turismo rural. Com uma culinária diversificada, o local é famoso pelos saborosos pratos à base de peixes e frutos do mar.
De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a Costa do Dendê recebe 660 mil turistas por ano, sendo cerca de 20% estrangeiros, percentual acima da média nacional. As localidades mais visitadas são Maraú, Boipeba, Morro de São Paulo e Cairu (Sede).
Ações do governo na região
Este ano, mais de 400 trabalhadores de Morro de São Paulo e Boipeba foram beneficiados pelo Pronatec Copa, com aulas de inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras). O programa dos ministérios da Educação e Turismo contou com a operacionalização da Secretaria do Turismo da Bahia, que realizou os trabalhos de mobilização e execução, iniciados em 2012.
Em 2011, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo e da Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano (Conder), entregou as obras de urbanização da orla de Morro de São Paulo. O investimento foi de R$ 4 milhões, com recursos do Ministério do Turismo e contrapartida do governo estadual.

0 comentários :
Postar um comentário