Aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), na comunidade Vila 2 de Julho, bairro do Trobogy, o cadastramento de animais para realização de castração gratuita. A iniciativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visa ampliar o acesso da população ao serviço, além de descentralizar as ações do órgão para os bairros periféricos. O mesmo serviço na rede particular chega a custar até R$1.200, dependendo do porte do animal.
Após coletar as informações dos donos dos animais (CPF e RG), o formulário com os dados são encaminhados à clínica conveniada que realizará exames preliminares ao procedimento. O CCZ também oferecerá gratuitamente o transporte do animal antes e após a cirurgia.
O cadastramento de hoje foi um projeto piloto, mas a ideia é realizar a atividade uma vez por semana, beneficiando todos os bairros da cidade. Os próximos serão definidos de acordo com o histórico de animais de rua ou possíveis notificações de doenças como a raiva.
Atualmente, são realizadas 290 castrações por mês em Salvador entre cães e gatos. A meta é ampliar a capacidade do serviço para 500 cirurgias mensais, alcançando 12 mil animais castrados até 2016.
População animal - Dados do Ministério da Saúde estimam que existem cerca de 404 mil cães em Salvador, sendo que 20% deste contingente vive nas ruas, pois parte dos proprietários não seguem os princípios da guarda responsável, o que reflete diretamente na saúde ambiental e pública e a preservação da qualidade de vida das pessoas e animais.
Para promover o controle populacional de cães e gatos na capital baiana, o CCZ realizará simultaneamente com o programa de esterilização, ações educativas em saúde e guarda responsável.
0 comentários :
Postar um comentário