Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 8 de julho de 2013

NEOJIBA visita projetos orquestrais do interior do estado

Angical, Pilão Arcado, Miguel Calmon, Teixeira de Freitas e Porto Seguro receberão visitas de monitores do programa 

No mês de julho, jovens músicos e monitores do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) realizarão visitas pedagógicas a projetos orquestrais do interior do estado. Entre os dias 05 e 28, 11 monitores do programa visitarão as cidades Pilão Arcado (08 a 13), Miguel Calmon (13 e 14), Teixeira de Freitas (25 e 26) e Porto Seguro (27 e 28), para realização de oficinas musicais e apoio à formação de jovens multiplicadores de projetos locais. Os encontros tiveram início no último final de semana, de 05 a 07 de julho, com a presença de monitores na cidade Angical. Estas visitas fazem parte das atividades da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, iniciativa do NEOJIBA que reúne 22 projetos orquestrais para crianças e jovens de 20 municípios do interior do estado.

A ideia de criação da Rede surgiu em 2010 a partir de um mapeamento realizado pelo NEOJIBA em busca de projetos orquestrais no estado da Bahia. Desde 2011, projetos das cidades de Conceição do Coité, Jacobina e Santa Cruz Cabrália participam de ações em parceria com o NEOJIBA. A localização de mais projetos incentivou a formação de uma rede de cooperação mútua. Em abril de 2013, como passo inicial,o NEOJIBA reuniuem Salvador 40 representantes dos projetos do interior no 1° Encontro de Gestores de Projetos Orquestrais.

Alem das visitas pedagógicas a cada projeto participante, as ações da Rede incluem ainda capacitações nas áreas de gestão administrativa e pedagógica, participação de músicos do interior em atividades de formação em Salvador e incentivo às articulações entre os próprios projetos do interior do estado. “A existência de tantos projetos orquestrais para crianças e jovens comprova não apenas o potencial musical da juventude baiana, mas também a influência que o NEOJIBA já tem no interior do estado. A criação da Rede está em consonância com a política de territorialização da Secretaria de Cultura, permitindo que os resultados do NEOJIBA cheguem a mais municípios e beneficiem mais jovens baianos.” afirma Beth Ponte, Diretora Administrativa do NEOJIBA. Atualmente, o NEOJIBA conta com quatro Núcleos de Prática Orquestral e Coral, sendo dois em Salvador, um em Simões Filho e um em Trancoso.

Do extremo oeste ao extremo sul baiano

Entre os dias 05 e 07 de julho, cinco músicos realizarão oficinas em Angical, a 900km de Salvador, na Sociedade Filarmônica Filhos do Oeste. O grupo existe há oito anos, e é formado por cerca de 100 jovens e adultos. “É um momento muito esperado pelos alunos, principalmente por ser a primeira vez em que irão ver profissionais de cordas de alta performance, realizando os movimentos exatamente como devem ser feitos. Vamos aproveitar bastante esta troca de informações também para a estruturação e manutenção do coral”, afirma Natan Paes, maestro da Filarmônica.

O município de Pilão Arcado, a 805 km de Salvador, também receberá a visita de jovens integrantes do NEOJIBA. Entre os dias 08 a 13 de julho, jovens do grupo musical da Sociedade de Ações Educativas e Sociais e Tecnológicas participarão de oficinas de violoncelo, violino e clarineta. Os estudos de sopros serão conduzidos por três jovens monitores do NEOJIBA. “Esta é uma parceria nova que trará muitos benefícios para o grupo, que, apesar de tocar instrumentos de orquestra, ainda não têm prática com a música clássica”, declara Jailson Borges, coordenador do projeto, que conta com 30 músicos entre 10 a 30 anos de idade.

Ainda na agenda do mês de julho, nos dias 13 e 14, acontece a primeira visita ao município de Miguel Calmon, a 306 km de Salvador. A atividade faz parte do Projeto Música no Interior, desenvolvido pelo regente da Filarmônica 15 de Novembro, Marlus Muriel. Na ocasião, dois monitores do programa irão oferecer aulas de flauta e clarineta para turmas compostas por integrantes da Filarmônica 15 de Novembro, de Miguel Calmon, Filarmônica Juvenil Rio do Ouro e Filarmônica 2 de Janeiro, de Jacobina, e Orquestra Flor do Meu Sertão, de Capim Grosso.

No final do mês, as cidades de Teixeira de Freitas, com o projeto Dando Corda Paz e Bem, e Porto Seguro, com os projetos Musicart e Orquestra Sinfônica do Descobrimento, no extremo sul do estado, receberão as visitas do NEOJIBA. Em todas as cidades contempladas, os grupos musicais organizam apresentações públicas, ao final do trabalho, com a participação especial dos monitores presentes. “Estas iniciativas são essenciais na propagação do conhecimento do NEOJIBA para outros grupos musicais. Durante o período de trabalho, os participantes trocam contatos, trabalham em grupo e fortalecem a rede orquestral”, conclui Adriano Cenci, supervisor de núcleos do programa.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 38 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia. O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 700 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho,na Península Itapagipana e no Bairro da Paz, além de Trancoso, no extremo-sul da Bahia. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Angical, entre outros. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑